ter 25 nov 2025
HomeDestaquesGoverno do Paraná promove investimentos na área de cuidados à pessoa idosa

Governo do Paraná promove investimentos na área de cuidados à pessoa idosa

Com o crescimento da população com 60 anos ou mais, a demanda por políticas públicas para a faixa etária aumentou

A segunda edição do Encontro Estadual Cuida Mais Paraná reuniu na manhã desta segunda-feira (24), no Palácio do Iguaçu, mais de 1.000 gestores municipais e especialistas para debater políticas públicas de cuidado, proteção, equidade e inclusão. 

Com uma população cada vez mais idosa, o Paraná chegou a 1,9 milhão de habitantes com 60 anos ou mais, segundo o último Senso do IBGE, um aumento de 47% de 2010 a 2022. Para atender as demandas crescentes dessa faixa etária, em 2023 o governo do estado criou a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi).

Larissa Marsolik, assistente social e Diretora de Políticas Públicas para a pessoa idosa, fala sobre a importância dos investimentos na secretaria, que cuida de temas tão importantes para a sociedade:

“O Paraná é o quinto estado mais envelhecido do país e hoje é um estado que está respondendo com políticas públicas efetivas […] esse investimento realizado por uma secretaria tão nova é uma resposta às necessidades trazidas pelos prefeitos, ouvidas em movimentos de escutas participativas”, conta ela. 

No evento, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) anunciou a criação do programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, que será coordenado pela Semipi e terá um investimento inicial de R$ 113,7 milhões. Também oficializou o programa Bolsa Cuidador Familiar — um benefício mensal de meio salário-mínimo para famílias em fragilidade realizam o cuidado de pessoas idosas.

Sueli da Silva Thomazini, tem 68 anos e faz parte de um grupo para terceira idade de Colombo-PR, que incentiva a prática de esportes para pessoas 60+ e 70+. Ela fala sobre a necessidade desses programas, para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas. 

“O idoso, ele precisa de assistência. Eu tenho uma mãe de 91 anos, que hoje ela não é acamada totalmente, mas ela precisa ser cuidada por quatro pessoas. Então, esses programas ajuda a nos fortalecer, ajuda a ter mais condições para andar, ajuda-nos a enxergar o mundo de uma outra forma. O salário para cuidador, também ajuda porque muitos filhos têm que sair do seu trabalho para cuidar do idoso. Seria o meu caso que tenho que cuidar da minha mãe, mas também tenho os filhos e os netos”, relata Sueli. 

O governador também citou outras iniciativas que estão em desenvolvimento e visão melhorar a qualidade de vida dos idosos, como o Condomínio para Idosos, projetado para oferecer moradia adequada, convivência e atenção em saúde, e a Casa Fácil Terceira Idade, que concede R$ 80 mil a pessoas acima de 60 anos para poderem realizar o sonho da casa própria. 

Além do governador, o evento contou com a presença do vice-governador Darci Piana; da Deputada Federal e Secretária da Semipi, Leandre Dal Ponte, do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi, entre secretários, vereadores, prefeitos e parceiros institucionais. 

Editado por Alana Morzelli

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Acessar o conteúdo