ter 20 fev 2024
HomeCulturaGrupo de Maracatu realiza ensaios e oficinas na Praça Generoso Marques

Grupo de Maracatu realiza ensaios e oficinas na Praça Generoso Marques

Grupo Aroeira completa 11 anos celebrando a cultura do maracatu em Curitiba com apresentações gratuitas no Centro da capital

Todo sábado, o grupo percussivo Maracatu Aroeira faz ecoar seus tambores pela Praça Generoso Marques, no centro de Curitiba. Quem passa por ali logo se junta à multidão curiosa de espectadores para assistir ao ensaio. O grupo surgiu a partir de um encontro de batuqueiros que se reuniram para celebrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e está perto de celebrar os 11 anos de sua criação, somando 50 participantes fixos e oficineiros.

Para quem não conhece, o maracatu é uma manifestação cultural brasileira com raízes profundas na região nordeste, especialmente em Pernambuco. É uma forma de expressão artística que combina música, dança, teatro e tradições religiosas, criando um espetáculo rico em cores e ritmos. Em Curitiba, o maracatu de Baque Virado possui 25 anos de tradição, cultura que foi mantida viva a partir de diferentes grupos percussivos que surgiram ao longo dos anos, como Boizinho Faceiro, Maracaeté, Estrelado Sul, Voa Voa, Maracatu Itá e o próprio Aroeira. 

Integrantes do grupo de percussão no ensaio do último sábado. Foto: Joana Tápea

Para um dos membros fundadores do grupo, Rodrig Melo a tradição do maracatu se torna viva a partir da oralidade e do coletivo. “Eu venho porque eu amo, mas também estou ali me doando todo sábado para que eu possa passar esse presente que eu ganhei, esse conhecimento para os próximos”, conta. “Acho que é muito sobre o coletivo, é uma irmandade de cuidado e de afeto mesmo. E a partir deste grupo diverso um aprende com outro e vão se descobrindo e se apoiando, isso é muito massa”, finaliza Rodrig. 

Toda última sexta-feira do mês, o grupo realiza o Tradicional Arrasto de Maracatu na Rua XV de Novembro, apresentações de ruas que reúnem uma multidão de pessoas pelo percurso. Além disso, o grupo se apresenta em projetos e movimento sociais, e no próximo ano é presença garantida nos desfiles de carnaval na cidade. O grupo oferece oficinas semestrais para a população com um valor simbólico. As inscrições são feitas a partir das redes sociais do grupo @aroeiralele.Os ensaios e oficinas acontecem todos os sábados, das 14h às 19h na Rua Gneral Marques, 126.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo