sáb 23 out 2021
HomeUFPRGrupo de MPB da UFPR completa 20 anos “à brasileira”

Grupo de MPB da UFPR completa 20 anos “à brasileira”

Em 2014, o Grupo de MPB da Universidade Federal do Paraná completa 20 anos de carreira. O espetáculo “À Brasileira”, que terá sua temporada oficial em outubro, vem para celebrar o aniversário. O repertório traz ritmos consagrados internacionalmente e que foram gravados por artistas nacionais – rock, blues, reggae, bolero, guarânia, rap, entre outros. Segundo Doriani Rossi, regente do MPB, a intenção é mostrar como o brasileiro se apropriou desses ritmos ao longo do tempo. “Nós, brasileiros, imprimimos uma marca musical própria em ritmos que têm origem em outros países”, pontua.

Atualmente, o MPB conta com 20 coristas, três músicos, preparadores cênicos e vocais. Os coristas são a definição de popular e brasileiro: variam em idade, gênero e profissão. Hellen Leite trabalha como professora de história e de percussão. Entrou para o MPB em março deste ano e já vivenciou o ritmo de ensaios, o aprendizado e o trabalho em grupo. “Apesar de não termos aulas em si, aprendemos na prática, com o ouvido, com quem participa há mais tempo. É uma troca constante”. Mesmo com o espetáculo próximo de ficar pronto, Hellen já teve o contato com o calor do público na apresentação prévia do Festival de Inverno da UFPR, em Antonina. “Foi incrível, principalmente para mim, que sou novata”.

O Grupo abre vagas para novos integrantes todo mês de fevereiro e qualquer um pode se candidatar, mesmo não fazendo parte da comunidade acadêmica. A seleção é composta de um teste vocal e de um teste corporal. Doriani ressalta a importância da pluralidade dos integrantes para o trabalho do grupo. “Cada um traz a sua experiência, que é totalmente diferente da do outro, pra uma coisa que todos têm em comum: o gosto de cantar e o amor pela música brasileira”.

O Grupo de MPB fez uma apresentação prévia do espetáculo “À Brasileira” no 24º Festival de Inverno da UFPR. A estreia oficial será em outubro, comemorando os 20 anos de história do Grupo (Foto: Marco Sollivan/ACS)

Os 20 anos de história

O Grupo de MPB surgiu em 1994 de uma vontade dos cantores do Coro da UFPR de fazer música popular brasileira. Na época, o Coro tinha dois maestros, entre eles Doriani, que decidiu trabalhar a MPB à parte. A mudança de canto erudito para canto popular fez despontar uma nova necessidade: a de se expressar também com o corpo. Dessa forma, o MPB se tornou um dos primeiros coros cênicos de Curitiba. Pouco tempo depois, foi reconhecido como um grupo artístico da UFPR e ganhou seu espaço na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).

A pró-reitora Deise Picanço afirma que os grupos artísticos da Universidade têm importância não só pela sua história. “Eles não são só grupos que oferecem espetáculos para a comunidade, também oferecem oportunidade de formação”, coloca. A regente Doriani mostra como isso acontece na prática do Grupo de MPB: antes de cada espetáculo, todos os integrantes fazem uma pesquisa aprofundada do tema que será tratado. “Nós estamos dentro de uma Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Então, nós fazemos a pesquisa e mostramos para a comunidade algo sobre a música brasileira que não é conhecido”, explica.

Para mais informações sobre o espetáculo “À Brasileira”, acesse a fan page: https://www.facebook.com/grupodempbdaufpr?fref=ts

A temporada oficial acontecerá em outubro, no Teatro da Reitoria, com entrada gratuita.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Comentários recentes