Algumas medidas tem sido tomadas pela Prefeitura para aumentar o uso do cartão transporte. Em agosto de 2014, algumas linhas de ônibus passaram a aceitar apenas o cartão como pagamento. Ontem, 3, a Prefeitura anunciou a nova tarifa de ônibus com dois valores diferentes: R$ 3,30 para quem pagar em dinheiro e R$ 3,15 para quem pagar com o cartão transporte. “Acho justo o valor, mas não é justo ser diferente, quem paga em dinheiro será prejudicado”, opina uma cobradora que preferiu manter sigilo sobre sua identidade.
A Prefeitura de Curitiba afirma que o uso do cartão transporte dá mais segurança e conforto para os usuários, além de maior agilidade na operação do transporte. O resultado foi imediato, a venda de crédito transporte cresceu 65% em agosto e se mantém até agora. O cobrador Colaco Sousa, 33, acredita que a medida não foi positiva para todos os lados. “Para os cobradores isso é negativo, mas para os usuários e principalmente para a Prefeitura é positivo”.
O cobrador Isnart de Melo Serqueira, 60, se mostra descontente com as medidas de incentivo ao uso do cartão transporte tomadas pela Prefeitura de Curitiba. “Foi uma medida para diminuir o número de cobradores”, constata Melo. Outro cobrador, que não quis ser identificado, concorda com a opinião do colega. “Se a massa começar a usar somente o cartão, nós, cobradores, vamos ficar sem emprego”.
O Sindicato de Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (SINDIMOC) e a URBS foram procurados, mas não tivemos resposta.