O Paraná já está se mobilizando para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (RIO+20), que acontecerá em julho deste ano no Rio de Janeiro. Ao longo desta semana, houve uma reunião para a indicação de dois representantes de cada segmento social para a formação do Comitê Paranaense RIO+20, grupo que irá qualificar o estado nos principais temas durante o evento. O comitê será coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Híbridos.
Segundo a coordenadora permanente da Agenda 21 Paraná, Rosana Gnipper, o grupo ainda está em formação. “Cada segmento social indicou dois representantes a serem eleitos para compor o Comitê, como instituiu o decreto. Agora aguardamos a instalação do grupo”. O Comitê Paranaense RIO+20 terá a sua instalação realizada no dia 6 de março.
UFPR no Comitê RIO+20
Um dos eleitos do segmento da comunidade acadêmica para compor o Comitê é José Carlos Belotto, integrante do Núcleo de Psicologia do Trânsito e do projeto Ciclovida da UFPR, além de fazer parte da Agenda 21 do Paraná. “A universidade está sempre na vanguarda das grandes mudanças na sociedade. É por isso que essa ligação da RIO+20 com a UFPR é importante”, declara Belotto.
Confira os dois representantes de cada segmento social eleitos/indicados para compor o Comitê:
Segmento social: José Carlos Belotto (UFPR), Bethania Cristiane Herrmann (Faculdade Evangélica)
Movimentos sociais: Miriam Zampiri dos Santos (União Brasileira de Mulheres), Carlos Alem Castro Cavalcanti (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis PR)
Povos e comunidades tradicionais: Aguardando indicação de assembleia própria das comunidades
Povos indígenas: Serão indicados pelo conselho dos caciques
Setor Empresarial: Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (a indicar) ou Organização das Cooperativas do Paraná (a indicar)
Organizações não governamentais: Suelita Rocker (Instituto Lixo e Cidadania), Francisco Essert (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público)
Trabalhadores: Ana Márcia Altoé Nieweglowski (Sindicato Estadual dos Servidores da Agricultura, Meio Ambiente, Fundepar e Afins), Josiane de Oliveira (Nova Central dos Trabalhadores)