seg 15 abr 2024
HomeCidadeInscrições para visita guiada no Cemitério de Curitiba estão abertas

Inscrições para visita guiada no Cemitério de Curitiba estão abertas

Sob a luz da lua cheia, a Prefeitura de Curitiba abre 240 vagas para visitação entre os dias 25 e 28 de outubro

Fundado em 1853, o Cemitério Municipal São Francisco de Paula é a necrópole mais antiga de Curitiba. O cemitério se localiza no bairro São Francisco, próximo ao centro da cidade, e abriga diversas histórias e personalidades curitibanas marcantes. Nesta semana, sob a luz da lua cheia, a Prefeitura de Curitiba abre 240 vagas para os interessados a conhecer mais sobre a história da cidade, com as visitas guiadas do cemitério.

As visitas acontecerão dos dias 25 a 28 de outubro (de quarta a sábado), das 19h às 22h. As inscrições acontecem pelo portal do Guia de Curitiba e contam com 60 vagas por noite. Segundo a própria Prefeitura de Curitiba, por conta da enorme procura, a recomendação é que os interessados já estejam logados em frente ao computador às 12h desta terça-feira (24) para tentar uma vaga.

O cemitério abriga mais de 5,7 mil túmulos e mais de 74 mil pessoas sepultadas. Dentre os “habitantes”, alguns nomes se destacam como os políticos Vicente Machado, Barão do Cerro Azul e Manuel Eufrásio, e Maria Bueno, reconhecida como uma figura histórica e folclórica de destaque no estado do Paraná.

Apesar de algumas visitas terem sido realizadas por volta de 2011, as atividades foram oficializadas em 2017 atraindo mais de 7 mil turistas e moradores da capital paranaense. Um deles é o estudante Mario Sergio que tem curiosidade a respeito do passado da cidade. “Sou muito interessado pela história de Curitiba, então a chance de conhecer mais sobre a cidade me deixa muito animado. Estou muito ansioso para essa próxima visita, principalmente por conta da lua cheia” comenta Mario Sergio.

Durante o percurso, os visitantes são conduzidos a conhecer as narrativas e trajetórias percorridas por personalidades que encontram seu descanso no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, curiosidades a respeito do local e ainda terão a oportunidade de aprender mais sobre a arquitetura, geologia, simbologia e expressões artísticas presentes nos túmulos, que também contam muito sobre a história e formação da cidade.

A visitação tem cerca de três horas e conta com a presença da diretora de Serviços Especiais da Secretaria do Meio Ambiente, Clarissa Grassi que, desempenha também o papel de pesquisadora especializada em cemitérios e é a responsável pela elaboração da programação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo