ter 25 nov 2025
HomeDestaquesMais de 500 mil empregos temporários devem ser abertos até dezembro

Mais de 500 mil empregos temporários devem ser abertos até dezembro

Período de fim de ano impulsiona compras e vagas no mercado formal

O final do ano deve impulsionar a criação de vagas de emprego temporárias em 2025. De acordo com um levantamento da Fenascon, a Federação Nacional dos Trabalhadores Em Serviços, Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes, mais de 500 mil vagas de trabalho temporário serão abertas até o fim do ano, um aumento de 7,5% em relação ao ano anterior. 

Para Marcos Rambalducci, economista e coordenador do Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), a razão está na expectativa de aumento de compras no fim do ano, que reforça a necessidade de ampliação de postos de trabalho formal – temporários ou não – para atender esse aumento. “É um ciclo virtuoso. Com mais empregos o consumo aumenta, o que exige mais contratações.”

Rambalducci ainda explica que o aumento de empregos temporários também pode ser explicado pela queda da taxa de desemprego, que caiu para 5,6% no trimestre encerrado em setembro, a menor da série histórica. “Essas vagas temporárias acabam funcionando como uma porta de entrada para o trabalho formal”, explica. 

Agência do Espaço do Trabalhador Curitibano. Foto: Reprodução

IBGE abre 9,5 mil vagas temporárias

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou dois editais com 9.590 vagas para atuação nas pesquisas econômicas e sociodemográficas do instituto.

O primeiro edital, com salário de R$ 2.676, oferta 8.480 vagas para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento, que coleta dados estatísticos em domicílios, realiza apoio a levantamentos e registra as informações em relatórios. 

Já o segundo edital oferece 1.100 vagas temporárias com remuneração de R$ 3.379 para a função de Supervisor de Coleta e Qualidade, responsável pelo planejamento, supervisão e avaliação das coletas de dados estatísticos. O segundo edital exige Carteira Nacional de Habilitação categoria B dentro da validade, e ambas as vagas exigem ensino médio completo.

As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundação Getúlio Vargas até o dia 11 de dezembro. 

Reportagem: Giuliano Carbonari/ Edição: Francielle Lacerda/ Orientação: Gabriel Bozza

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Acessar o conteúdo