ter 01 abr 2025
HomeCidadeMau tempo afeta comércio da Rua XV nas vésperas do Dia dos...

Mau tempo afeta comércio da Rua XV nas vésperas do Dia dos Pais

Comerciantes relatam um aumento tímido nas vendas, sem alcançar as expectativas

Neste domingo (11), o Brasil comemora o Dia dos Pais, uma data em que o comércio costuma esperar um aumento significativo nas vendas. No entanto, este ano, as condições climáticas em Curitiba não colaboraram. A dois dias das celebrações, nesta sexta-feira (9), as temperaturas caíram e a chuva afastou os consumidores das lojas da Rua XV de Novembro.

A semana começou com temperaturas altas e sol, o que impulsionou um pouco as vendas. No entanto, desde quinta-feira (8), o tempo se tornou instável, e os comerciantes sentiram o impacto na movimentação. “Houve um aumento no movimento por causa das promoções nas lojas, mas a chuva enfraqueceu as vendas hoje. Poderia ter sido melhor,” relatou Paulo Henrique, 29, vendedor da loja de roupas Bali Hai.

Alguns lojistas também esperavam um maior volume de vendas devido ao Dia dos Pais ter caído próximo ao quinto dia útil do mês, quando muitos recebem seus salários. Porém, o esperado aumento não se concretizou. “O movimento foi muito fraco esta semana. Nossa expectativa era bem maior, por ser Dia dos Pais e coincidir com o dia de pagamento,” comentou Binho, gerente da loja Art Stillo Collection.

A percepção dos comerciantes foi confirmada por consumidores que estavam no calçadão para comprar presentes. Simone Mayumi, 16, estudante, já tinha se programado para sair e, mesmo com a chuva, foi até a Rua XV de Novembro. Sua mãe, Josieli Mesko, 39, contadora, complementou: “O que nos fez sair de casa com o mau tempo foi o amor pelo pai dessa ‘bichinha’.”

Apesar das dificuldades, alguns comerciantes preferiram adotar uma visão mais otimista. Ricardo Rodrigues, gerente da loja Back Wash, mencionou que durante a semana houve um aumento na procura, dentro do esperado. “A chuva afastou alguns clientes hoje, mas por ser uma data comemorativa, ainda houve movimento,” completou.

Entre os itens mais vendidos nas lojas de roupas da Rua XV de Novembro, destacaram-se camisas, camisetas e casacos, conforme informou Sandra Lopes Araújo, vendedora da loja Hering.

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o sábado (10) terá temperaturas baixas, com mínima de 2°C e máxima de 13°C, mas sem previsão de chuva. Para quem quiser encarar o frio e garantir um presente para o pai, as lojas da Rua XV de Novembro estarão funcionando em horário normal, com diversas promoções. “Pretendo comprar um perfume ou um kit de roupa de time, meu pai torce pro Coxa. Tem bastante promoção aqui na rua, tá mais fácil de achar,” disse Cauê Gabriel, 14, estudante.

Gabriel Arouca Leão
Estudante do curso de Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná - UFPR
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Gabriel Arouca Leão
Estudante do curso de Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná - UFPR
Pular para o conteúdo