sex 29 mar 2024
HomeCopa 2022Mesmo com vitória contra Costa Rica, Alemanha se despede da Copa

Mesmo com vitória contra Costa Rica, Alemanha se despede da Copa

Em confrontos cheios de reviravoltas, os classificados do grupo E são Japão e Espanha. Marrocos e Croácia também disputarão as oitavas de final após dois jogos sem muitas emoções

Nesta quinta-feira (01), Costa Rica e Alemanha se enfrentaram em partida decisiva para a tetracampeã mundial, válida pelo grupo E da Copa do Mundo 2022. E, pela segunda vez seguida, ela se despede do mundial ainda na fase de grupos.

Confira a classificação da Copa do Mundo 2022.

A seleção alemã não teve um começo muito promissor nesta edição do mundial, depois de ser derrotada logo na estreia pelo Japão e empatar com a Espanha no último domingo (27). Mesmo com essas marcas puxando os alemães para baixo, a partida mais recente garantiu uma esperança de classificação para a Alemanha, o que não se concretizou.

A Costa Rica se recuperou com uma vitória no jogo contra os japoneses após a goleada de 7 a 0 sofrida na partida contra a Espanha. Ambas as seleções estavam em busca da chance de um lugar nas oitavas de final, com a possibilidade de ocupar o lugar que o Japão estava segurando com êxito.

Primeiro tempo

A partida começou com um primeiro tempo tranquilo para a Alemanha, que teve um gol marcado por Serge Gnabry nos primeiros 10 minutos de jogo. A seleção exercia um jogo superior ao da Costa Rica, porém perdia várias oportunidades de pontuar e garantir o lugar do país nas oitavas. O placar se manteve até o início do segundo tempo, quando a situação começou a se complicar.

Segundo tempo

Treze minutos após a retomada, Yeltsin Tejeda marcou o gol de empate, trazendo um clima de tensão sobre os jogadores da Alemanha. Para trazer mais um capítulo para essa reviravolta, Juan Pablo Vargas fez o gol da virada deixando o placar 2 a 1 para a Costa Rica.

Para piorar, na outra partida do grupo, o Japão virou o placar contra a Espanha, com gols de Ritsu Doan e Ao Tanaka, o que obriga os alemães a tirarem sete gols de diferença para a Espanha para ficar com a vaga.

Se a Espanha não fez a parte dela na partida complementar, não houve muito tempo para a Costa Rica saborear o placar, pois Kai Havertz empatou o jogo novamente três minutos após o gol costarriquenho.

O jogo transcorreu com algumas oportunidades perdidas para os dois lados, até que, aos 40 minutos, Kai Havertz marcou seu segundo gol na partida. Niclas Füllkrug ampliou, mas a Alemanha já estava praticamente fora da copa por conta do jogo que acontecia simultaneamente entre Japão e Espanha.

O jogo terminou com vitória da Alemanha por 4 a 2, mas o triunfo do Japão sobre a Espanha impediu a permanência alemã na competição.

Ficha Técnica

Local: Al Bayt Stadium, em Al Khor, no Catar
Data: 01 de dezembro de 2022, quinta-feira; 
Horário: 16 horas (de Brasília); 
Árbitro: Stéphanie Frappart
Assistentes: Neuza Inês Back e Karen Diaz Medina
VAR: Drew Fischer

COSTA-RICA: Navas; Fuller, Óscar Duarte, Waston, Vargas e Oviedo; Borges, Tejeda, Aguilera e Campbell; Contreras
Técnico: Luis Fernando Suárez

ALEMANHA: Neuer; Sule, Rudiger e Raum; Goretzka, Kimmich e Gundogan; Gnabry, Musiala e Müller e Sané
Técnico: Hans-Dieter Flick

Um dia definidor

Nessa reta decisiva para as oitavas de final, mais países foram se despedindo da Copa do Mundo 2022. Os dois jogos das 12h que definiram a classificação do grupo F tiveram atmosferas bem diferentes: enquanto Marrocos venceu o Canadá por 2 a 1, a partida entre Croácia e Bélgica, respectivamente, segunda e terceira colocadas na Copa de 2018, permaneceu no 0 a 0, resultado que mandou a seleção belga para casa.

Com isso, as seleções responsáveis pela eliminação do Brasil nas últimas duas copas (a Alemanha em 2014 e a Bélgica em 2018) estão fora da competição e deixam um sentimento de alegria para os torcedores brasileiros que ainda guardam rancor.

Novidades na arbitragem

Pela primeira vez na Copa do Mundo o trio de arbitragem foi totalmente feminino, um marco histórico na conquista de lugares de destaque no esporte para as mulheres. A juíza foi a francesa Stephanie Frappart e a brasileira Neuza Inês Back atuou como assistente de arbitragem ao lado de Karen Diaz Medina, do México.

Próximas partidas

Nas oitavas de final, Japão e Croácia se enfrentarão na segunda-feira (05) e Marrocos e Espanha disputarão uma vaga nas quartas na terça-feira (06), os dois jogos acontecerão ao meio-dia. Outros jogos que já estão definidos são: Holanda x Estados Unidos, no sábado (03), às 12h; Argentina x Austrália, também no sábado (03), às 16h; França x Polônia, no domingo (04), às 12h, e Inglaterra x Senegal, no domingo (03), às 16h.

Nesta sexta-feira (02), temos o jogo do Brasil que definirá os próximos passos da seleção na Copa do Mundo 2022, com a certeza da classificação para as oitavas só resta descobrir os adversários.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo