qui 25 abr 2024
HomeCulturaMeu boi tem mais cores

Meu boi tem mais cores

Manter os pés parados foi tarefa difí­cil para quem assistiu as apresentações da tenda montada na Praça Coronel Macedo, na tarde de ontem (06). Produzido para o Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o projeto Paraná Mutirão toda vida alegrou o Domingo no Festival e resgatou a cultura e o folclore da região.
Foram máscaras, cores, brincadeiras e danças folclóricas que envolveram, numa atmosfera contagiante, as músicas e cantorias tí­picas do Paraná e de Santa Catarina. O tema deste ano, Soltando o Boi em Antonina, procurou resgatar e apresentar ao público as brincadeiras do Boi de Mamão ritmo folclórico natural do sul do Brasil que mantém o estilo cômico de ironia e sarcasmo derivado do Boi Bumbá nordestino.
Segundo Itaercio Rocha, responsável pela Coordenação Artí­stica do evento, a proposta surgiu da necessidade de divulgar os grupos que reavivam a cultura folclórica e de trazer um pouco do colorido da tradição ao Festival. “Querí­amos implementar um dia de cultura popular, trazendo para Antonina grupos que trabalham com essa matriz”, ressalta.
Para 2008, foram convidados sete grupos musicais. Deborah Belotti, diretora do SESC Paranaguá, afirma que outra preocupação do projeto é realizar um trabalho social. “Criamos uma oportunidade para que os grupos se revitalizem e continuem com as tradições”, conta ela, exemplificando o sucesso da proposta com o grupo Boi do Norte, que nasceu em Antonina em 1922. O conjunto estava quase se desfazendo por falta de oportunidades quando recebeu o convite para se apresentar no Festival do ano passado. A surpresa foi tão bem recebida que os músicos se animaram e o incentivo foi suficiente para decidirem não se separar: hoje estão, pela segunda vez, no calendário da programação do evento.
O final da tarde foi marcado por um bate-papo com músicos e artistas. Para o encerramento, todos os grupos participantes seguiram com um belo cortejo festivo, espalhando cores e músicas pelas não mais pacatas ruas da cidade de Antonina.

*Conteúdo originalmente publicado no jornal Carangueijo, produzido pelos alunos da oficina de Jornalismo Impresso do 18° Festival de Antonina.

Confira mais sobre boi de mamão e cultura popular na reportagem da TV Comunicação Soltaram os bois.

<i>Soltando o Boi em Antonina</i>, procurou resgatar e apresentar ao público as brincadeiras do Boi de Mamão ritmo folclórico natural do sul do Brasil
Manuela Salazar

Hendryo André
Professor do curso de Jornalismo da UFPR. Orientador do Jornal Comunicação.