Por Loize Antoniacomi
O estilo urbano ou street style significa um tipo de produção que valoriza o ambiente das grandes cidades na moda. Em Curitiba, essa estética aparece com frequência nas roupas pela representação do planejamento urbano e arquitetônico da capital, através da modelagem inteligente em calças, casacos e até capas de chuva. A funcionalidade das peças está também ligada ao clima e à cultura curitibana.
O incentivo à moda autoral em Curitiba tem consolidado passos importantes, e um dos exemplos é o desfile Boqueirão Fashion Week. Em sua nona edição, o evento é gratuito e realizado anualmente na Rua da Cidadania do bairro Boqueirão, mobilizando marcas locais e estudantes de moda. Segundo levantamento da Prefeitura de Curitiba, o desfile é hoje considerado a maior mostra de moda totalmente pública do país.
Marcas curitibanas como Rocio Canvas, que tem como característica a alfaiataria funcional, e Reptilia, que cria roupas sustentáveis e contemporâneas, já se apresentaram na São Paulo Fashion Week. A grande parte dos designers locais escolhem tecidos e técnicas pensando no dia a dia na cidade, com o uso de materiais confortáveis, que sejam adequáveis ao clima e que também expressem a estética curitibana.

“Busco a autenticidade nas peças a partir de inspirações como a arquitetura, a arte, a literatura e certamente Curitiba é uma grande influência, que aparece nas formas e volumes que uso”, ressalta a designer da marca Reptilia Heloisa Strobel, que trabalhou por 7 anos com o arquiteto Jaime Lerner. O estilo autoral é um diferencial para o público, que escolhe um traje por se identificar com ele e pela sua praticidade.
Jonas Eduardo Rocha, professor e especialista em Design de Moda na UniSenai, explica que, a moda também faz parte da vida urbana e por isso acompanha a identidade de Curitiba. Alguns fatores como o clima chuvoso, a miscigenação cultural, a arquitetura característica de Lerner e a eficiência do transporte público contribuem para a criação de peças que, “se tornam úteis e a cara de Curitiba, pois a moda deve contemplar as características locais”, diz Rocha.

O estudante Arthur Braz de Oliveira Dias utiliza o transporte público diariamente para se locomover para a universidade e para o trabalho em Curitiba. “Procuro escolher as roupas que vou vestir pensando na minha rotina, porque preciso me sentir confortável e protegido das mudanças climáticas enquanto me movo pela cidade.”, cita. A adaptação da moda para a vida urbana aparece de forma sútil na vida de muitas pessoas. Toró é uma marca curitibana que cria vestuários impermeáveis próprios para os dias chuvosos.

O estilo de rua em Curitiba
A cultura crescente do skate em Curitiba, marcada pelo incentivo dado aos atletas, influencia diretamente o aumento do streetwear ou estilo de rua, ligado à moda urbana pelos movimentos de rua. Desgosto é uma marca de camisetas, inspirada nos traços curitibanos do streetwear, que se destacou pela criatividade de suas estampas, colocada como uma das 20 melhores do Brasil pelo site de tendências Steal The Look.
“As peças se tornam a cara de Curitiba pela contemplação das características da cidade”
Jonas Eduardo Rocha
Mesmo com o aumento da valorização da moda curitibana, Rocha aponta como este é um caminho que ainda está sendo trilhado, pois o mercado local é emergente. A falta de mão de obra e do fornecimento de materiais inovadores ainda é um desafio para as marcas da capital, que acabam se deslocando para a região Sudeste do país, explica o professor. “Continuar investindo em eventos e propostas alternativas de moda é o impulso necessário para fazer com que as marcas fiquem na cidade.”, conclui.


