seg 18 out 2021
HomeEducaçãoNelson Rodrigues revisitado

Nelson Rodrigues revisitado

O palco do antigo Theatro Municipal de Antonina deu lugar, na terceira noite do Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná, a uma nova safra de atores antoninenses. “Farsa para Nelson” é um projeto do grupo Beijo na Boca, de Maristela Marinho, especialista em ensino para teatro, e do grupo de pesquisa em artes cênicas do Theatro Municipal.
Os integrantes do projeto, que tem entre 13 e 27 anos, fizeram extensos estudos da obra de Nelson Rodrigues. O resultado foi o roteiro da peça que combina personagens de diversos contos do escritor. “Beijo no Asfalto”, “Anti-Nelson”, “Vestido de Noiva” e “Álbum de Famí­lia” são alguns dos contos que inspiraram o grupo. “Cada um escolheu um personagem e montamos o roteiro em conjunto”, explica o ator Erik Mota.
O que liga as histórias dos personagens é o beijo na boca, que também dá o nome ao grupo. Tanto a morte, quanto a vida, são celebrados com o beijo. Em dado momento, há inclusive um beijo entre dois homens, que foi aplaudido e festejado pela platéia.
Ao final, o roteiro contrapõe o fato de Nelson Rodrigues ser considerado um escritor que escandaliza às notí­cias chocantes que saem nos jornais diariamente. O caso de Suzane Von Ritchoffen e os assassinos do menino João Hélio, entre outros, são comparados aos polêmicos personagens de Rodrigues. “Qualquer personagem de Nelson Rodrigues se tornaria um santo diante desses que a gente encontra na vida real”, ilustra a personagem da atriz Maristela Marinho.

Nova safra de atores antoninenses
Cris Seciuk
Hendryo André
Professor do curso de Jornalismo da UFPR. Orientador do Jornal Comunicação.
NOTÍCIAS RELACIONADAS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Populares

Comentários recentes