sex 26 abr 2024
HomeEducaçãoNelson Rodrigues revisitado

Nelson Rodrigues revisitado

O palco do antigo Theatro Municipal de Antonina deu lugar, na terceira noite do Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná, a uma nova safra de atores antoninenses. “Farsa para Nelson” é um projeto do grupo Beijo na Boca, de Maristela Marinho, especialista em ensino para teatro, e do grupo de pesquisa em artes cênicas do Theatro Municipal.
Os integrantes do projeto, que tem entre 13 e 27 anos, fizeram extensos estudos da obra de Nelson Rodrigues. O resultado foi o roteiro da peça que combina personagens de diversos contos do escritor. “Beijo no Asfalto”, “Anti-Nelson”, “Vestido de Noiva” e “Álbum de Famí­lia” são alguns dos contos que inspiraram o grupo. “Cada um escolheu um personagem e montamos o roteiro em conjunto”, explica o ator Erik Mota.
O que liga as histórias dos personagens é o beijo na boca, que também dá o nome ao grupo. Tanto a morte, quanto a vida, são celebrados com o beijo. Em dado momento, há inclusive um beijo entre dois homens, que foi aplaudido e festejado pela platéia.
Ao final, o roteiro contrapõe o fato de Nelson Rodrigues ser considerado um escritor que escandaliza às notí­cias chocantes que saem nos jornais diariamente. O caso de Suzane Von Ritchoffen e os assassinos do menino João Hélio, entre outros, são comparados aos polêmicos personagens de Rodrigues. “Qualquer personagem de Nelson Rodrigues se tornaria um santo diante desses que a gente encontra na vida real”, ilustra a personagem da atriz Maristela Marinho.

Nova safra de atores antoninenses
Cris Seciuk
Hendryo André
Professor do curso de Jornalismo da UFPR. Orientador do Jornal Comunicação.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Hendryo André
Professor do curso de Jornalismo da UFPR. Orientador do Jornal Comunicação.
Pular para o conteúdo