qui 25 abr 2024
HomeEducação“Nossas Professoras” traz histórias de mulheres à frente da educação no Paraná

“Nossas Professoras” traz histórias de mulheres à frente da educação no Paraná

Livro-reportagem mostra, por meio do perfil de cinco professoras paranaenses, que educar pode transformar a sociedade

No Brasil, de acordo com o Censo Escolar de 2021, 81% dos docentes de escolas regulares, técnicas e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) são mulheres. A partir desse pano de fundo, a jornalista Amanda Lüder conta em seu livro “Nossas Professoras” (2018) as histórias daquelas que estão no comando da sala de aula no Paraná.

O livro-reportagem, produto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Lüder em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), traz o perfil de cinco protagonistas da educação paranaense. Ao longo das páginas, é possível conhecer a história de Ciomara, Nadia, Marcia, Ires e Érica. A jornalista narra a trajetória das professoras dentro e fora de sala de aula e emociona quem lê. 

“Acho que a vontade de mostrar a realidade das professoras e da educação pública no Paraná, e tirar a ideia de “heroína” que essas mulheres carregam — e que mais prejudica do que homenageia — foi o que me norteou para escrever a obra”, comenta a autora.

Escrito após a perda da mãe de Lüder, que era professora, o livro também tem caráter afetivo. “Como eu tinha perdido minha mãe há apenas um ano na época em que comecei o TCC, reviver esse mundo da educação, entrar em escolas, conversar com professoras e com alunos, me trouxe muitas lembranças boas e acabou sendo uma maneira de me reconectar com ela”, conta Lüder. 

A jornalista conta que o processo de escrita do livro foi desafiador. Foi sua primeira reportagem em profundidade, em que pôde passar bastante tempo com as entrevistas e conhecê-las melhor. Depois de Nossas Professoras, Luder compreendeu como o trabalho de professora é recompensador. “Eu entendi que, para essas mulheres, ser professora é tentar mudar o futuro. É procurar fazer a diferença naquelas pessoas, naquela escola, naquele bairro. E que a força motriz do trabalho delas é a esperança de que, juntas, cada uma dessas pequenas mudanças resultem numa mudança maior: na sociedade”, diz. 


“Nossas Professoras” pode ser acessado neste link: https://www.flipsnack.com/amandaluder/nossas-professoras.html

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo