ter 19 mar 2024
HomeAmbiente & SustentabilidadeO Paraná de Pessoas: podcast aborda história das ferrovias do estado

O Paraná de Pessoas: podcast aborda história das ferrovias do estado

Em homenagem ao Dia do Ferroviário (30), conheça a trajetória da Maria Fumaça e das linhas de trem paranaenses

“O Paraná feito por pessoas. Quantas histórias poderiam existir nessas terras?”. Esta é a pergunta que o podcast O Paraná de Pessoas busca responder. Afinal, mais do que uma delimitação geográfica, o estado se formou graças aos paranaenses e às pessoas de outros lugares que vieram para cá.

No último sábado, comemorou-se o Dia do Ferroviário (30). Neste contexto, vale ressaltar que as ferrovias foram essenciais para o crescimento econômico do Paraná. O primeiro episódio da série conta a história das linhas de trem paranaenses a partir de uma conversa com o pesquisador Henrique Paulo Schmidlin, também conhecido como Vitamina — advogado, historiador e ativista pela causa ambiental com mais de 90 anos de vivência no estado.

Além das ferrovias paranaenses, o documentário reconstrói também a trajetória da Maria Fumaça, linha de trens famosa por oferecer passeios com danças, música e gastronomia nas serras gaúcha, catarinense e paranaense.

O episódio foi produzido por Cecilia Sizanoski Sananes, Paola Silva, Mariú Buso, Matheus Natário, Matheus Rodrigues, Juliana Telesse Assis, Leticia Horst, Caroline Martins Petik e Manuela Kochinski, alunos de Comunicação da Universidade Federal do Paraná, como exercício da disciplina Fundamentos da Comunicação Sonora (ministrada pela professora Rosângela Stringari).

Ouça o episódio a seguir:

Isabela Stanga
Estudante do curso de Jornalismo da UFPR.