No dia 20 de agosto, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), finalizou a coleta de dados para a Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR) . A pesquisa consiste em entrevistas à domicílios selecionados para a aplicação de um questionário e tem como objetivo caracterizar a população paranaense a partir de fatores sociais.
O diretor-presidente da instituição, em entrevista à Agência de Notícias do Paraná, comentou sobre a etapa em que a pesquisa se encontra. “O Ipardes terminou a fase de coleta de campo, nas áreas rurais e urbanas, e fomos muito bem recebidos. Agora estamos na fase interna, com modelagem matemática e estatística, para interpretação dos dados”, explicou.
A última PAD-PR realizada pelo IBGE foi divulgada em 2015.Para tentar entender a população paranaense, foram contabilizados os habitantes do Paraná, a partir da classificação por idade e naturalidade em relação ao município (nasceu e cresceu na cidade em que vive ou emigrou de outra cidade ou região).
A partir disso, foram analisados o acesso à meios de informação como internet e televisão, a presença de alguns bens duráveis existentes no domicílio (geladeira, máquina de lavar) e a quais serviços tem acesso (coleta de lixo, saneamento básico, forma de abastecimento de água e existência de iluminação elétrica).
A pesquisa conduzida pelo Ipardes tem como função resultar no maior levantamento já realizado por um governo estadual no Brasil: o PAD-PR 2025. O estudo buscou ser mais amplo e detalhado do que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE, que normalmente coleta informações por meio de 20 mil entrevistas no Paraná.
De acordo com o Ipardes, o objetivo da pesquisa é traçar um panorama dos domicílios paranaenses, levantando dados sobre o perfil dos moradores, condições de moradia, nível de escolaridade, situação de trabalho e renda, além de aspectos relacionados à saúde e alimentação. No total, 73 mil domicílios foram visitados, abrangendo as 29 regiões demográficas do estado e 361 municípios.

As entrevistas foram conduzidas pela empresa ZOOM Inteligência em Pesquisas, credenciada pelo IPARDES. Os pesquisadores visitaram os domicílios que foram selecionados em Fevereiro de 2025, através da aplicação de um questionário. As informações fornecidas pelos entrevistados são protegidas pela Lei Nº 13.709/2018, Lei de Proteção de Dados.
Após a finalização do período de coleta de dados, todos os dados coletados passarão por uma checagem por parte do Ipardes, a partir de uma parcela desses questionários que foram aplicados, e as respostas dos entrevistados, para garantir que o plano amostral tenha sido seguido e que as entrevistas tenham sido realizadas da forma correta.
Segundo o Diretor de Estatísticas do Ipardes, Marcelo Antônio, ainda não há previsão para divulgação dos dados coletados, e os pesquisadores buscaram fazer uma pesquisa independente de dados anteriores, visando um panorama mais rico e detalhado sobre os habitantes do Estado do Paraná.
Editor: Matheus Neme


