ter 23 abr 2024
HomeCidadePraça no centro de Curitiba vira espaço de cinema

Praça no centro de Curitiba vira espaço de cinema

O evento “Cinema na Praça” conquistou o público pela inovação e criatividade do projeto
Créditos: Flávia Bianchi

Aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, na Praça Generoso Marques, o evento “Cinema na Praça”. Parte da programação da 31ª Oficina de Música de Curitiba, o projeto do Sesc Paço da Liberdade contou com um telão de 8 x 4,5 m instalado no local, assim como 150 cadeiras. A exibição dos filmes começou sempre às 20 horas e foi gratuita. O evento, que tinha como objetivo democratizar o acesso da população a filmes nacionais, caiu no gosto do público.

Os filmes exibidos

Por ser parte da programação da Oficina de Música, o “Cinema na Praça” exibiu apenas filmes que continham referências musicais. Este, no entanto, foi apenas um dos quatro requisitos para a seleção. Além de envolver música, os filmes tinham que ser recentes, nacionais e de qualidade.

No dia 23, o filme exibido foi “Vou Rifar Meu Coração”, de Ana Rieper. Logo no primeiro dia do evento, todas as cadeiras foram ocupadas, e quem ficou sem lugar se acomodou nos banquinhos da praça. No dia 24, o escolhido foi “Futuro do Pretérito – Tropicalismo Now”, de Ninho Moraes. No dia de encerramento do projeto, foi a vez de “Canções”, de Eduardo Coutinho, inédito em Curitiba.

A importância do evento

O técnico de atividades do Sesc Paço da Liberdade e idealizador do projeto, Aristeu Araújo, explica a necessidade de um evento como esse na cidade. “Temos mostras de cinema constantes aqui no Sesc, mas o nosso público é segmentado. Tem que haver movimentos para tentar trazer cada vez mais pessoas, outros tipos de público, e esse é um deles”, diz.

Após a exibição, Araújo comemorou o sucesso do evento e o comparecimento dos curitibanos. “O público veio em peso. Só nos dois primeiros dias tivemos aproximadamente 900 pessoas”, comenta.

O público aprovou

Quem esteve na Praça Generoso Marques não se arrependeu. Luma Bendini, 23, jornalista, compareceu ao centro da cidade na sexta-feira (25) para conferir a novidade. “O filme me interessou, mas vim mais pela estrutura do cinema. A ideia é muito boa, quis ver se funcionava mesmo. Ouvi coisas bem legais a respeito, inclusive dos filmes”, conta.

Renata Costa, 30, estudante, também foi até a praça somente para conferir o cinema ao ar livre. Ela foi na quarta-feira, aprovou a ideia e decidiu repetir a experiência na sexta. “Achei incrível, deveria acontecer sempre, e não somente em datas específicas”, opina.

Projetos futuros

O sucesso do “Cinema na Praça” abre as portas para o surgimento de outros projetos. Como explica o idealizador, novos eventos estão por vir. “Não sei se o próximo será necessariamente dentro da Oficina de Música, mas vai ter outras edições de projetos como esse. A certeza é que acontecerão no verão”, antecipa.