qui 28 out 2021
HomeDestaquesPrimeira chamada complementar da UFPR será divulgada esta semana

Primeira chamada complementar da UFPR será divulgada esta semana

 

O edital de convocação para a primeira chamada complementar do vestibular tradicional da UFPR 2014/2015 será divulgado no dia 4 de fevereiro, no site do Núcleo de Concursos. Já a chamada complementar do SISU, sistema que utiliza o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma de ingresso em universidades públicas brasileiras, será divulgada dia 19 de fevereiro.

Em 2015, tal como nos anos anteriores, o curso mais concorrido foi o de Medicina, com 59,08 candidatos por vaga. Entretanto, a alta concorrência em alguns cursos contrasta com a sobra de vagas em outros, como ressalta Robson Bolzon, da Pró-Reitoria de Graduação da UFPR: “Alguns cursos novos ou sediados em outras cidades, como Palotina e Jandaia, costumam apresentar relação de candidatos menor do que o número de vagas, como é o caso do curso Saúde Coletiva, no litoral”.

 

Convocados pelo SISU fazem o registro acadêmico no prédio histórico da UFPR. (Foto: Leonardo Bettinelli)
Convocados pelo SISU fazem o registro acadêmico no prédio histórico da UFPR (Foto: Leonardo Bettinelli)

Para estes cursos, como previsto em edital, pode haver realocação de vagas, ou seja, caso haja menos alunos na lista de espera do que vagas a serem preenchidas, as vagas do vestibular tradicional poderão ser preenchidas pela lista de espera do SISU. O contrário também pode ocorrer. Em cada edital, são convocados três vezes mais candidatos do que vagas remanescentes, os quais são chamados por ordem de desempenho no dia do Registro Acadêmico. “Isso evita que a UFPR precise fazer 9, às vezes 10, chamadas complementares”, aponta Robson.

Mas há cursos que não conseguem preencher todas as vagas ofertadas. Nesses casos, um edital é divulgado abrindo as vagas para candidatos que tenham prestado o vestibular ou o ENEM e ficado na lista de de espera de um curso afim ao apresentado em edital. Esses candidatos podem optar por migrar para o curso em que há sobra de vagas. Em 2014, 13 cursos, dos quais 12 não eram sediados em Curitiba, não conseguiram preencher todas as suas vagas e divulgaram edital para reopção de curso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares