sex 19 abr 2024
HomeNotas comunicaçãoUFPRQuem são os novos estudantes da UFPR?

Quem são os novos estudantes da UFPR?

fonte:  UFPR. Foto: Leonardo Bettinelli
Aprovados comemoram em banho de lama Foto: Leonardo Bettinelli

Das mais de 50 mil pessoas que prestaram vestibular para a Universidade Federal do Paraná, menos de 10% foram aprovadas para formar o grupo de calouros. Para saber mais sobre os novos alunos, o Comunicação analisou os dados do Questionário Socioeducacional elaborado pelo Núcleo de Concursos da UFPR.

Em sua maioria, são jovens do sexo feminino, entre 18 e 23 anos, solteiras e que moram com os pais em Curitiba. Mais de 75% dos matriculados em 2015 nasceram no Paraná. A renda familiar mensal fica acima de R$1.400, sendo que quase metade dos aprovados nunca trabalharam. A pesquisa aponta ainda que 80% se auto declara branco.

Aproximadamente 67% não iniciou nenhum curso superior, sendo que cerca de 45% dos candidatos prestaram vestibular pela primeira vez.

Segundo o questionário, mais de 40% dos novos universitários estão absolutamente decididos quanto a escolha do curso e buscam uma formação voltada para o mercado de trabalho, mas pouco mais de um terço viram no curso uma possibilidade de trabalhar com algo que gostam.