qui 21 out 2021
HomeUFPRSemanas acadêmicas da UFPR são formas de aprender fora da sala de...

Semanas acadêmicas da UFPR são formas de aprender fora da sala de aula

Entre os dias 5 e 9 de maio três semanas acadêmicas na área de Ciências Humanas aconteceram na Universidade Federal do Paraná, nos cursos de História, Letras e Comunicação Social.  A UFPR possui um calendário próprio para essas realizações, mas cada curso é responsável pela sua organização.

As semanas acadêmicas são eventos realizados dentro do âmbito universitário que têm como objetivo trazer maiores referências, informações e experiências sobre variados temas relacionados aos cursos, elas geralmente são compostas por palestras, mesas redondas, conferências e oficinas. A ideia é transformar uma semana em uma troca de conhecimento, que muitas vezes não pode ser feita dentro da sala de aula com o mesmo resultado.

Do ponto de vista de Caetano Galindo, vice-coordenador do departamento de Letras da UFPR e responsável pela formação da semana acadêmica do curso, ela funciona como um respiro aos alunos, que têm a chance de aproveitar os eventos como forma de aprender temas mais variados.

Na semana acadêmica de Comunicação Social, todos espaços apresentaram profissionais de fora da Universidade Divulgação: Comunicação Social

As semanas na UFPR

As semanas acadêmicas de História, Comunicação Social e Letras tiveram um ponto em comum: todas ultrapassaram expectativas quanto sua realização. A semana de História está em sua sétima edição e trabalhou um tema específico, em prol do cinquentenário do golpe militar no Brasil: regimes autoritários. Para a estudante Bruna Daum, o tema discutido tornou a semana ainda mais interessante.

A semana de Letras, já conhecida como mini-congresso, recebeu aproximadamente 600 inscritos, contando até com pessoas de outros estados “O legal é que há uma grande interação dos alunos e professores”, comenta a professora de Literatura Brasileira da UFPR, Milena Ribeiro. A semana de Comunicação foi a primeira a constar no calendário da Universidade. De acordo com Rodrigo Ramos, membro do centro acadêmico,  há algum tempo que não se organizava algo do gênero, o que motivou o centro acadêmico a se juntar com outros projetos de dentro do curso para realizar a semana.

“A semana acadêmica é um oportunidade muito boa para incentivar os alunos a produzirem trabalhos de pesquisa”, diz a estudante de Letras da UFPR Claudia Santana. Para ela, é muito importante existir um espaço onde o aluno possa debater trabalhos sérios com seus colegas para aprimorá-lo.

As semanas acadêmicas também costumam serem divulgadas através das redes sociais

Por que oganizar e participar?

De acordo com Willian Funke, membro da comissão organizadora da semana acadêmica de História, a importância desses eventos é a de auxiliar no processo de formação dos alunos de graduação, tanto os que organizam quanto os que assistem, assim como dos demais que participam. “Os temas tratados são sempre demandados pelos estudantes, e que nem sempre são desenvolvidos na sala de aula por falta de tempo”, explica.

A aprendizagem durante a organização também deve ser reconhecida, como conta o organizador da semana acadêmica de Letras, Caetano Galindo. “Há um pequeno exército por trás de tudo o que acontece. É preciso alguém para buscar convidados no aeroporto, ajudar no manuseio de equipamentos, cuidar das chaves das salas, levar água aos palestrantes, controlar a frequência e ajudar nas apresentações. Então participar como ouvinte, organizador ou palestrante proporciona uma grande experiência e obtenção de conhecimento, além de horas formativas”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Comentários recentes