Por Giovana Gama
A Prefeitura de Curitiba paga nesta quarta-feira (19) a segunda parcela do 13º salário para mais de 47 mil servidores ativos, aposentados e beneficiários do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC). Segundo a prefeitura, o repasse totaliza R$99,8 milhões e inclui todos os descontos obrigatórios previstos em lei.
A administração municipal informou que a segunda parcela concentra a cobrança de imposto de renda, contribuições previdenciárias e outros abatimentos. Em dezembro, será emitido um contracheque de ajuste com o detalhamento desses descontos, em conformidade com as exigências do sistema federal e social.
Entre os servidores e aposentados há preocupações com o impacto dos tributos no valor final recebido. O servidor público Caio Marques afirma que a quantia depositada nesta última fase costuma ser menor do que o esperado. “A segunda parcela incide todo o imposto de renda das duas parcelas. Então ele fica bem reduzido. A maioria dos servidores já pegou férias, então aquele resíduo também já foi. Quando a gente recebe no final do ano é meio decepcionante”, conta.
Mesmo assim, alguns trabalhadores planejam destinar parte do valor para despesas de fim de ano. “Vou tentar guardar uma parte e comprar alguma coisa para o Natal, um presentinho para o meu filho e para minha esposa, mas não é muita coisa”, finaliza Caio.
Em nota, a prefeitura explica que para saber o valor a receber, os servidores ativos podem consultar o contracheque no Portal do Servidor usando o CPF e senha. Já os aposentados e pensionistas, utilizam o portal do IPMC.
Editado por Emanuelle Viana


