Free Porn





manotobet

takbet
betcart




betboro

megapari
mahbet
betforward


1xbet
teen sex
porn
djav
best porn 2025
porn 2026
brunette banged
Ankara Escort
1xbet
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com

1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com

1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
betforward
betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co

betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co

betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co
deneme bonusu veren bahis siteleri
deneme bonusu
casino slot siteleri/a>
Deneme bonusu veren siteler
Deneme bonusu veren siteler
Deneme bonusu veren siteler
Deneme bonusu veren siteler
Cialis
Cialis Fiyat
deneme bonusu
padişahbet
padişahbet
padişahbet
deneme bonusu 1xbet وان ایکس بت 1xbet وان ایکس بت 1xbet وان ایکس بت 1xbet وان ایکس بت 1xbet وان ایکس بت 1xbet وان ایکس بت 1xbet وان ایکس بت 1xbet وان ایکس بت 1xbet 1xbet untertitelporno porno
sex 26 jul 2024
HomeDestaquesTarifa de ônibus de Curitiba permanece em R$2,70

Tarifa de ônibus de Curitiba permanece em R$2,70

Valor da tarifa não deve sofrer alterações, de acordo com a Prefeitura. (Foto: Gabriel Justus)

Durante coletiva de imprensa, o prefeito de Curitiba Gustavo Fruet anunciou, na última segunda-feira (17), que o preço da passagem de ônibus em Curitiba permanecerá em R$2,70. O valor só será mantido devido a novas medidas administrativas e judiciárias que a Prefeitura vai tomar para reduzir o custo de operação dos sistemas de ônibus, que corresponde à tarifa técnica. Atualmente, ela está em R$ 2,93, mas na sexta-feira (14), a Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (SETRAN) propôs o aumento para R$3,33. A diferença é subsidiada pela Prefeitura de Curitiba através de impostos pagos pela população.

Para quem é usuário, a situação vai continuar a mesma. Por trás dos biarticulados, é época de negociação. Em 2013, foi realizada pela Câmara Municipal de Curitiba uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para averiguar a situação das 11 empresas que regem o sistema de transporte da região. O vereador e presidente da CPI, Jorge Bernardi, afirma que foi confirmado o superfaturamento da tarifa técnica e lucro abusivo das empresas, que superava R$100 milhões. “Nós encontramos muitos itens superfaturados. Na composição da tarifa há diversos itens, como salário dos motoristas, prestação dos ônibus, combustível. A grande maioria estava acima do que deveria ser pago”, explica.

São justamente esses itens que serão reajustados para a nova tarifa técnica. De acordo com o prefeito, serão revistos vários pontos da nova tarifa proposta para que ela abaixe pelo menos R$0,15. Entre eles estão o reajuste dos combustíveis, de peças, acessórios, a manutenção da bilhetagem eletrônica, entre outros. A Prefeitura também pediu a exclusão de 3 itens ao Poder Judiciário: os impostos exclusivos de veículos, os impostos exclusivos de instalações e a taxa de risco dos ônibus híbridos, que representa cerca de R$0,13. “Não adianta simplesmente aumentar a tarifa técnica desse jeito, se não encontrarmos formas de pagamento a curto prazo, senão o custo para o usuário fica muito alto”, afirma Fruet.

A CPI

A CPI do Transporte Coletivo tinha quatro objetivos: investigar a licitação realizada em 2010, a composição da tarifa, a coleta correta do Imposto Sobre Serviço (ISS) por parte da Prefeitura e ainda se as empresas estavam tendo um lucro abusivo. “Durante a gestão do Beto Richa e Luciano Ducci foram alterados 25 itens no edital para beneficiar as atuais empresas, e esses itens permitiram a formação de um cartel, fraudando o processo licitatório”, afirma Bernardi. Além disso, o usuário estaria pagando uma tarifa muito acima do que deveria, que poderia custar R$2,22 devido ao superfaturamento, comprovado pelos resultados da CPI.

O vereador explica que o preço pago a mais faz muita diferença no orçamento: um trabalhador que usa duas passagens por dia, de segunda a sábado, paga 52 tarifas por mês. De dezembro de 2010 – período em que começou a vigorar esse sistema – até fevereiro de 2014, ele pagou R$849,50 a mais. “Eles tiraram das pessoas mais pobres que usam ônibus uma geladeira, ou um fogão, ou uma televisão. Essa família que comanda o transporte coletivo daqui se apropriou de milhares de bens que curitibanos poderiam ter adquirido”, explica.

O relatório final da CPI foi encaminhado ao Ministério Público, à Receita Federal, à Prefeitura de Curitiba e ao Tribunal de Contas para que as devidas medidas sejam tomadas. “Nós propusemos uma redução de R$0,43 na tarifa técnica e levamos à Prefeitura. Também formamos uma comissão que vai acompanhar esses órgãos, porque nosso medo é que tudo fique nas gavetas”, afirma Bernardi.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo