O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) atinge 4,4% da população brasileira, e entre os principais sintomas, segundo a psicóloga Sabrina de Bairros, estão: dificuldade de concentração, impulsividade e hiperatividade.
Diante do cenário de desinformação sobre as particularidades do TDAH, que dificultam até mesmo a descoberta da doença – fazendo com que muitas pessoas cresçam lutando contra os sintomas, sem nem desconfiar da patologia – as estudantes Bruna Rudnick e Isadhora Santa Clara produziram uma rádio reportagem especial sobre o tema, em 2021, durante a disciplina de Laboratório de Radiojornalismo II, sob a supervisão da professora Rosângela Stringari.
“O interesse sobre o TDAH surgiu em uma reunião de pauta para a produção de uma reportagem de televisão em outra disciplina. Casos em nossas famílias e perceber como as pessoas, inclusive nós, não sabiam o básico sobre o transtorno foi o que nos motivou a seguir em frente com o tema”, revela a aluna Bruna Rudnick.
A reportagem traz depoimentos de dois jovens que relatam os desafios diários que o transtorno traz, além da presença da psicóloga especialista em avaliação psicológica e pós graduanda em psicologia infantil, Sabrina de Bairros, e da psicóloga Iane Kestelman.
Ouça a Rádio Reportagem na íntegra abaixo: