O Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho no Brasil, é uma data esperada pelo setor de comércio. Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 99,7 milhões de brasileiros devem ir às compras. O número prevê aumento de 8% em comparação com 2022 e pode movimentar cerca de R$ 23,17 bilhões.
“A data é de grande importância para o comércio, uma vez que movimenta tanto as lojas quanto os restaurantes e bares no dia da comemoração”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
A comemoração foi propositalmente colocada no mês de junho, um período fraco no comércio brasileiro e que também comemora o dia de Santo Antônio, santo casamenteiro. O Dia dos Namorados se tornou uma das datas que mais movimentadas do mercado, ficando atrás apenas do Natal e Dia das Mães.
Após dois anos de impactos devido à pandemia de covid-19, o crescimento deixar o setor otimista. Fernanda Gomes, 19, foi as compras para encontrar o presente ideal para o namorado. “Eu costumo dar presentes que sei que ele vai gostar. Esse ano optei por chocolates.”, disse a estudante. A jovem diz que nessa data prefere realizar as compras em lojas físicas e que procura principalmente aquelas que oferecem opções diferentes.
O brasileiro deverá gastar em média R$ 232 no Dia dos Namorados. Os presentes mais procurados são: roupas (41%), perfumes, cosméticos e maquiagem (31%), bombons e chocolates (16%).