sex 29 mar 2024
HomeAmbiente & Sustentabilidade1º Simpósio em Meio Ambiente Urbano e Industrial reúne Brasil e Alemanha...

1º Simpósio em Meio Ambiente Urbano e Industrial reúne Brasil e Alemanha em Curitiba

Disseminar conhecimentos sobre origem, característica, dinâmica e degradabilidade dos nutrientes e micropoluentes no meio aquático, de maneira que gere uma gestão sustentável dos recursos naturais e garanta a manutenção da qualidade da água. Esses são os principais objetivos do Primeiro Simpósio Brasil – Alemanha em Meio Ambiente Urbano e Industrial que acontece nos dias 25, 26 e 27 de março. O congresso é uma parceria entre a UFPR, por meio do Mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial (PPGMAUI), a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraná, SENAI/PR e a Universität Stuttgart. Ele irá acontecer no Centro de Eventos do Sistema FIEP, em Curitiba.

1º Simpósio acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de março, no Centro de Eventos da FIEP, em Curitiba. Foto: Divulgação / Primeiro Simpósio em Meio Urbano e Industrial.

Segundo a doutora em Geologia Ambiental pela UFPR  e coordenadora do PPGMAUI Margarete Casagrande Lass Erbe, o evento é uma oportunidade de espalhar o conhecimento ambiental. “Com o simpósio temos a capacidade de disseminar a informação trabalhada nas pesquisas, por isso é importantíssimo que os órgãos tenham conhecimento do que pode surgir”, explicou. O simpósio é uma oportunidade para o debate das questões ambientais, principalmente aquelas que têm referências ao destino do esgoto. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e outros institutos ambientais de pesquisas estarão presentes no evento.

Vinda direto da Alemanha, a doutora em Técnicas de Proteção Ambiental pela Universität Stuttgart Daniela Neuffer, também comentou sobre os objetivos das palestras: “passar conhecimento, trazer um espaço novo para discussões entre pesquisadores e trabalhadores da área, gerar mais parcerias, novos projetos e até traçar novas possibilidades ambientais”.

Fator importante para a parceria entre os dois países, a qualidade de vida é tratada de maneira séria na cultura alemã.  A cidade de Stuttgart tem sido vista como um modelo que tem funcionado em termos ambientais. A UFPR é parceira da cidade, e consegue fazer alguns intercâmbios de alunos para trocar conhecimentos internacionais. A cultura alemã educa suas crianças visando o meio-ambiente desde muito cedo, criando outra mentalidade ambiental. De acordo com a doutora em Engenharia Civil especialista em Recursos Hídricos Karen Juliana do Amaral, o Simpósio também visa a disseminação em termos de educação nas escolas públicas. Segundo ela, professores da rede pública de ensino foram convidados para o simpósio, de forma que o compartilhamento da informação seja feito para os alunos de maneira benéfica.

As inscrições podem ser feitas até o início do Simpósio (25/03) através do site: www.prppg.ufpr.br:8080/sbamaui/inicio .

O Centro de Eventos do Sistema FIEP está localizado na Avenida Comendador Franco, 1341,  Curitiba – PR.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo