qui 25 abr 2024
HomeCulturaA década do glamour

A década do glamour

Com uma população de 180 mil habitantes, Curitiba na década de 50 era bem diferente da que conhecemos hoje. Época em a capital estava se transformando em uma grande metrópole, com muitas construções e inovações.
Estatisticas comprovam que na década de ouro Curitiba tinha mais de 40 edificios de dez andares e que cerca de oito casas eram contruídas por dia útil. Vie-se surgir também grandes obras da arquitetura moderna, como o Centro Cívico e a Biblioteca Pública do Paraná.
Também foi criado a Companhia Curitibana de Transporte Público, e na cidade começaram a circular uma nova frota de ônibus (tipo coach).
Seguindo o American way of life e com o fortalecimento da economia mundial, os curitibanos passaram a ter eletrodomésticos em casa.
O progresso também veio para a comunicação. Além dos variados anúncios publicitários, os meios de comunicação eram muitos: haviam 16 rádios na capital e 50 no estado todo. Programas musicas, humorísticos, noticiários e radionovelas alcançaram grande sucesso. Ainda é inaugurada a TV Paranaense, no canal 12 e a TV Paraná, canal 6.
Na moda sutiãns pontudos, batons vermelhos, saltos altos, anáquas, deliniadores e muito laque fizeram a cabeça das moças curitibanas, transformando essa década numa das mais glamurosas.

Para quem quiser conhecer mais sobre a cidade na década de 50 a exposição acontece no Memorial de Curitiba, Rua Claudino dos Santos, 79 – Centro (do lado do Bar do Alemão). A exposição não tem previsão para encerrar.

Praça Osório nos anos 50

 

Revistas de Curitiba nos anos 50

 

Biblioteca Pública do Paraná, um símbolo da arquitetura moderna

 

Centro Cívico sendo construído. Ao fundo o Palácio do Governo.

 

Batom vermelho,deliniardor e anáguas. Look glamuroso dos anos de ouro de Curitiba

 

Inauguração do Hipódromo de Curitiba

 

A noite curitibana dos anos 50 acontecia em “inferninhos”, aonde moças de família não podiam entrar

 

Foto da Praça tiradente na década de 50. Muita diferença de lá pra cá
Catedral Metropolitana de Curitiba, foto dos anos 50
Café Alvorada
Ponto de encontro dos curitibanos: Café Alvorada
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo