sex 19 abr 2024
HomePolítica"A universidade deve ajudar a sonhar o futuro que queremos e construir...

“A universidade deve ajudar a sonhar o futuro que queremos e construir alternativas para a realização”, diz Luciano Ducci

Às vésperas das eleições municipais, o atual prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, aposta em uma Lei de Municipal de Inovação para aproximar a universidade da prefeitura. Formado em medicina, o candidato à reeleição é funcionário público da Prefeitura há 24 anos.
Em entrevista ao Jornal Comunicação, o candidato do PSB conta seus planos para a educação pública, parcerias com a UFPR e sonhos que têm para os universitários.
Comunicação: Como deve ser a relação da prefeitura municipal com as universidades, em especial as públicas?
Luciano Ducci: De proximidade, diálogo e parceria. Proponho a Lei Municipal de Inovação, numa contribuição do governo local para os projetos e ideais universitários, alinhados ao futuro da cidade. Os serviços públicos municipais já são, e devem ser cada vez mais, campo de estágio para universitários e acolher os anseios e a renovação do pensamento.
Comunicação: Como a UFPR pode auxiliar a prefeitura em projetos para a cidade?
Ducci: A universidade deve estudar os problemas da cidade e propor soluções viáveis. Deve ajudar a sonhar o futuro que queremos e construir alternativas para sua realização. Temos uma parceria especial com a UFPR no projeto Corredor Cultural, que vem sendo acompanhado pelo IPPUC.
Comunicação: Qual sua posição sobre as cotas sociais e raciais nas universidades públicas?
Ducci: Sou favorável e acredito que as cotas sejam associadas a um ensino público de qualidade, como procuramos oferecer em Curitiba.
Comunicação: Quais são seus planos para melhorar a Educação em Curitiba?
Ducci: Curitiba tem o melhor ensino básico do paí­s reconhecido pelo Ministério da Educação. Desde 2007, Curitiba possui o selo “Cidade Livre de Analfabetismo”. Isso é fruto de um planejamento sério, com a implementação de educação e capacitação profissional.
Nos próximos quatro anos vamos abrir mais 15 mil vagas na Educação Infantil. Em 2013 vamos construir 22 novas creches que abrirão cerca de 5 mil dessas novas vagas.
Comunicação: Quais benefí­cios a sua candidatura pode trazer aos estudantes?
Ducci: Relaciono ao meu Plano de Governo os inúmeros reconhecimentos conquistados por Curitiba. Há anos temos pleno emprego, nossa economia cresce mais que a média do Brasil e já ultrapassamos Belo Horizonte. Hoje temos o quarto maior PIB do Brasil e o nosso salário médio é o maior das capitais. Minha equipe faz também, no Plano, uma análise consistente para mostrar que nossa cidade encontra-se em pleno processo de desenvolvimento econômico, social e ambiental, que vai nos levar para um patamar superior. Continuar contribuindo, no limite do alcance da cidade, para a manutenção e a melhoria desse cenário é o que de melhor podemos fazer hoje pelas gerações seguintes: oferecer oportunidades.

Entrevista Ratinho Junior
Entrevista Gustavo Fruet
Entrevista Bruno Meirinho

O candidato à reeleição diz que a "universidade deve sonhar o futuro e construir alternativas para a cidade"