A jovem aluna de Engenharia Ambiental da UFPR, Noemi Vergopolan Rocha, 22 anos, acaba de conseguir uma vaga de estágio no Jet Propulsion Laboratory, da NASA, a agência do governo americano responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e projetos de exploração espacial. Segundo ela, a oportunidade surgiu com uma troca de e-mails. “Contei minha história e apresentei meu currículo para pesquisadores de minha área de interesse: modelagem ambiental”, conta.
Durante os três meses e meio de estágio, Noemi vai desenvolver uma pesquisa sobre o sensoriamento remoto e a utilização de novos produtos de evapotranspiração desenvolvidos pela agência espacial para estudar os efeitos do desmatamento na Amazônia, em relação às mudanças climáticas, o ciclo hidrológico e a própria intensificação do desflorestamento. A pesquisa terá supervisão do cientista Dr. Joshua Fisher, renomado pesquisador dos EUA.
Para Noemi, os jovens brasileiros precisam acreditar no próprio potencial. “Temos muitas oportunidades. Precisamos apenas correr atrás delas. Não podemos subestimar nossa capacidade. O mundo está esperando para ser conquistado”, brinca a estudante.