ter 19 mar 2024
HomeDestaquesProfessores da rede estadual de ensino protestam em frente à Assembleia Legislativa...

Professores da rede estadual de ensino protestam em frente à Assembleia Legislativa do Paraná

Manifestantes se reuniram em frente à Assembleia Legislativa do Paraná na manhã desta segunda-feira (9) em apoio a greve geral dos professores da rede estadual de ensino, decretada no último sábado (7). De acordo com a professora Marlei Fernandes, Diretora de Finanças do Sindicato dos Professores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), até às 11 horas, a manifestação havia concentrado cerca de 5 mil pessoas.

"'A gente está na rua porque não compactua com esse governo covarde" , disse Letícia Machado, integrante do grêmio estudantil do CEP (Foto: Monique Portela)
“‘A gente está na rua porque não compactua com esse governo covarde” , disse Letícia Machado, integrante do grêmio estudantil do CEP
(Foto: Monique Portela)

Entre as principais pautas da greve estão a rejeição de dois projetos de Lei que afetam a carreira dos servidores públicos do Paraná (PLC 06/2015 e 60/2015) – que devem ser votados na próxima terça-feira (10), o pagamento imediato dos salários atrasados e a abertura de negociações entre o governo e a APP-Sindicato.

Além dos educadores, a manifestação contou com servidores do Poder Judiciário, do Tribunal de Contas, representantes da saúde pública, agentes penitenciários e estudantes da rede estadual de ensino. Segundo Letícia Machado, integrante do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual do Paraná, a participação dos alunos no protesto tem como objetivo fortalecer a greve. “Hoje a educação do Paraná está sucateada por culpa do desgoverno de Beto Richa. A gente está na rua porque não compactua com esse governo covarde”, disse.

Próximos passos

Segundo a APP-Sindicato, a greve deve continuar até que o governador Beto Richa retire os projetos de lei e abra negociações com os educadores. “A greve é por tempo indeterminado. Ela começa hoje, com adesão total do nosso Estado”, declarou Fernandes, Diretora de Finanças da APP-Sindicato. “Vamos ficar aqui, acampados. Amanhã, mais de 40 mil pessoas estarão vindo para cá. Estaremos aqui reivindicando. Enquanto isso, nós continuamos em greve”, completou.

Leia mais:
15 imagens incríveis que explicam como foi a luta dos professores contra o Pacotaço

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo