ter 26 out 2021
HomeDestaquesChapa de oposição é eleita para dirigir Setor de Ciências Sociais Aplicadas...

Chapa de oposição é eleita para dirigir Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR

Os professores Ana Paula Cherobim (diretora) e Ademir Clemente (vice-diretor) foram eleitos para dirigir o Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR. Fonte: Divulgação

A chapa dos professores Ana Paula Cherobim e Ademir Clemente (vice) foi eleita à direção do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (SA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na última segunda-feira (29). A apuração e a recontagem dos votos, que aconteceram no campus Jardim Botânico, apontaram uma diferença de 0,86% entre os candidatos.

A dupla vencedora foi escolhida por 504 estudantes e 89 técnicos e professores, enquanto a chapa da situação, dos docentes Marcelo Curado e Marcos da Fonseca (vice), garantiu o apoio de 561 alunos e 83 servidores e educadores. Os estudantes não tiveram o mesmo peso eleitoral dos funcionários porque menos de 30% (cerca de 1200) participaram da votação.

Segundo Cherobim, mesmo sem ser a favorita à eleição, a chapa continuou a trabalhar. “A minha reação ao saber do resultado foi de humildade. Nós sabíamos que éramos eleitoralmente mais fracos e que deveríamos conquistar cada um dos votos no corpo a corpo mesmo, trabalhando mais do que a outra chapa”, declara.

Apesar da vitória, a professora afirma que esperava uma maior participação dos alunos. O fato de a campanha ter durado apenas duas semanas, de acordo com ela, dificultou a divulgação do processo eleitoral nos polos de educação a distância do SA, que poderiam ter feito diferença com os aproximadamente 700 alunos matriculados. Ao todo, o setor possui quase 4 mil estudantes e abrange cursos de graduação e pós em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Gestão da Informação.

Campus Jardim Botânico da UFPR, onde está localizado o Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Fonte: Divulgação

Propostas

Com o nome “Transparência”, a chapa vencedora pretende consultar a comunidade acadêmica para saber qual o melhor canal para debater e compartilhar as ações da nova diretoria. Além disso, Cherobim e Clemente planejam trabalhar para um crescimento qualitativo do SA, o que inclui uma melhor avaliação dos cursos e um maior reconhecimento do diploma da UFPR no mercado.

A dupla tem ainda metas de acelerar processos burocráticos ligados a projetos de graduação, mestrado e doutorado e de resgatar uma avaliação institucional de professores por alunos e vice-versa. Há também a intenção de ajudar no desenvolvimento de calendários coerentes com a cultura organizacional da universidade e do estudante e de melhorar a acessibilidade do setor.

O início da nova gestão acontecerá em pelo menos um mês, depois da aprovação do conselho setorial, da homologação do resultado das eleições, do envio de lista para nomeação do reitor e, finalmente, da publicação dos nomes no Diário Oficial.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Comentários recentes