sáb 20 abr 2024
HomeCopa 2022Com clássicos e novidade, quartas de final prometem emoção

Com clássicos e novidade, quartas de final prometem emoção

Confira como ficou o chaveamento e acompanhe a data e horário do próximo jogo da seleção canarinho nas quartas de final do mundial

As quartas de final da Copa do Mundo do Catar começam nesta sexta-feira (09), com Brasil e Croácia, seguido por Holanda e Argentina. No sábado serão definidos os dois últimos semifinalistas, que sairão das partidas entre Marrocos e Portugal e Inglaterra e França

Em partidas de mata-mata, o caminho até a final se aproxima cada vez mais, e os jogos estão ficando mais espaçados e decisivos para cada seleção. Acompanhando essa tensão, aumenta a proximidade e o anseio dos brasileiros pelo hexacampeonato ser alcançado em 2022, no Catar. 

“Acho que é um misto de animação com nervosismo, estamos acreditando demais no hexa e quanto mais avançamos na competição, maior a esperança de que vamos ganhar. Então fica todo esse misto de vontade de vencer, mas medo de acabar perdendo

Luana Perdoncini, social media

A canarinho 

A seleção brasileira abre os portões dos campos para jogar as quartas de final contra a Croácia nesta sexta-feira, às 12h  (horário de Brasília). O jogo vai acontecer no Estádio da Cidade da Educação – o Estádio Al Rayyan –, em Doha. 

Disputando as quartas pela oitava Copa do Mundo seguida, um recorde, a seleção entra em campo com a missão de classificação para as finais e rumo ao hexacampeonato. Para cumprir a expectativa, o time brasileiro pode repetir a escalação pela primeira vez nesta edição da competição. O técnico Tite disse nesta quinta-feira (8), que ainda vai esperar o treinamento, mas deu pistas de que o lateral-esquerdo Alex Sandro – que sofre com uma lesão muscular no lado esquerdo dos quadris – não teria condições de jogo para as quartas de final. 

Neymar em jogo contra a Croácia, em 2018 — Foto: Reuters

Em busca da classificação para as semifinais, o Brasil deve deve ir a campo com Alisson; Éder Militão, Thiago Silva, Marquinhos, Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá, Neymar; Raphinha, Richarlison e Vini Jr. O técnico também deixa claro que não mudará o estilo de rotação dos jogadores brasileiros em função da Croácia. Pelo menos é o que deixaram claro Tite e o auxiliar Cléber Xavier na entrevista coletiva antes da partida. 

Adversários 

Entre figurinhas historicamente repetidas e algumas raras de encontrar em campo nesta etapa do mundial, o país que disputa uma vaga na semifinal contra o Brasil será a Croácia. É bom, contudo, ficar de olhos bem abertos para cada um dos jogos aos outros três duelos.

A Croácia

Na história das Copas, Brasil e Croácia se enfrentaram em duas oportunidades, com duas vitórias da seleção verde e amarela: a primeira na Alemanha, em 2006, com um placar de 1 a 0, e no Brasil, em 2014, com uma vantagem de 3 a 1. 

A partida que classificou a seleção croata foi contra o Japão, e terminou empatada em 1 a 1 no tempo normal e seguiu empatada na prorrogação. Nos pênaltis, os croatas superaram os japoneses com três defesas do goleiro Livakovic. A Croácia ainda não perdeu nesta Copa. Foi vice-líder do Grupo F, com uma vitória (4 a 1 sobre o Canadá) e dois empates (0 a 0 com Marrocos e Bélgica). Os croatas empataram mais uma vez nas oitavas de final, mas levaram a melhor sobre o Japão nos pênaltis. 

Holanda x Argentina

As seleções de Holanda e Argentina se enfrentam nesta sexta-feira (9), às 16h (horário de Brasília), no Lusail Stadium, em Lusail. O goleiro holandês estreante na Copa, Andries Noppert, tem a missão de parar os gols do astro Lionel Messi

Esse deverá ser um dos confrontos mais equilibrados das quartas de final. A Holanda possui números melhores até aqui, já que a Argentina foi derrotada na estreia do Mundial para a Arábia Saudita. Porém, o jogo decisivo pode despertar os hermanos.

Andries Noppert, goleiro da Holanda, após vitória contra os Estados Unidos — Foto: Rungroj Yongrit/EFE

Marrocos x Portugal

Os portugueses vão encarar Marrocos, que, nos pênaltis, eliminou a Espanha e avançou de fase pela primeira vez na história da competição, enquanto os europeus já  têm experiência nesta fase. O jogo será neste sábado, às 12h (horário de Brasília), no Estádio Al Thumama.  

Marrocos está classificado para as quartas de final da Copa do Mundo 2022 e enfrenta Portugal (foto: AFP – JIJI)

Os marroquinos dispensaram o favoritismo da Espanha e despacharam os europeus após vencerem nos pênaltis, por 3 a 0, depois de empate sem gols no tempo normal e na prorrogação. Já Portugal, mesmo com Cristiano Ronaldo no banco, contou com o brilho do jovem de 21 anos, Gonçalo Ramos e goleou os suíços por 6 a 1. 

A seleção de Marrocos, apesar de não ter nomes tão famosos no ataque, ao contrário de seu adversário, se destaca com jogadores que apoiam bem defensivamente.

Inglaterra x França

O jogo épico entre ingleses e franceses será no Estádio Al Bayt, no próximo sábado, às 16h. A partida entre os Bleus e o English Team vai trazer um duelo de muita rivalidade entre Kylian Mbappe e Kyle Walker. O atacante francês, grande nome e artilheiro do mundial, vai encarar aquele que é apontado como o “defensor capaz de pará-lo”. Mbappe foi o maior responsável por parar a seleção polonesa nas oitavas de final. Qual das seleções vai levar a melhor? Vale assistir para descobrir!

Rumo à final

Segundo a social media Luana Perdoncini, a França e o Brasil são os favoritos e têm muitas chances de chegar à final da Copa. Mas, e aí, já tem algum palpite sobre qual seleção vai para as finais e vai erguer a taça de campeã no dia 18 deste mês? 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo