sex 19 abr 2024
HomeCulturaCoral da UFPR se apresenta no primeiro dia do Festival

Coral da UFPR se apresenta no primeiro dia do Festival

O coral da UFPR apresentou neste sábado (05), no Theatro Municipal de Antonina, a ópera “A Criação”, de Joseph Haydn. A peça, do século XVIII, mostra a gênese pela ótica de anjos e de Adão e Eva. O grupo de coral, que comemora 50 anos em 2008, é formado por 60 cantores, que têm de 18 a 78 anos.
O projeto de extensão da universidade conta com alunos e membros da comunidade externa, e se apresentou no Festival para um grande público. A apresentação da ópera contou com uma disposição pouco comum dos cantores: os solistas se apresentaram no palco, e outros ficavam nas laterais do público e nas bancadas do Theatro.
Algumas pessoas chegaram atrasadas e surpreenderam-se com a apresentação: “você está sentado em um lugar, mas a música chega a você de todos os lados”, afirma a atriz Cinthia Almeida. Álvaro Nadolny, regente do coral da UFPR, explica que “a idéia é colocar toda a platéia em um ambiente celestial, porque antes da chegada de Adão e Eva, todos os personagens são anjos”.

O coral

Nadolny diz que o projeto de extensão, fundado em 1968, tem como objetivo “trazer material de música erudita e de canto e coral para a comunidade”. Para o segundo semestre de 2008, em comemoração aos 50 anos de sua existência, o grupo planeja realizar a apresentação da ópera “Zumbi Odara”, composta em 1995, que fala sobre a cultura negra e a escravidão no Brasil. Ao final da apresentação em Antonina, o grupo foi ovacionado em pé por uma platéia impressionada com o espetáculo celestial.

O grupo de Coral da UFPR, que comemora 50 anos em 2008, apresentou a ópera "A Criação", de Joseph Haydn
Manuela Salazar
Os solistas se apresentaram no palco, e outros ficavam nas laterais do público e nas bancadas do Theatro
Manuela Salazar