sáb 27 nov 2021
HomeDestaquesDepois de Lorenzo — O que é adrenoleucodistrofia?

Depois de Lorenzo — O que é adrenoleucodistrofia?

Retratada no famoso filme “Óleo de Lorenzo”, a adrenoleucodistrofia é uma doença rara não muito conhecida. Seu nome alude ao seu efeito, uma deficiência no funcionamento das glândulas adrenais (suprarrenais), localizadas acima dos rins, e que resulta na degradação da substância branca do cérebro. Sua descrição pode parecer complicada, mas sua realidade é explicada e retratada no webdocumentário de Plínio Lopes, jornalista formado pela UFPR.

Nela, Plínio descreve o que é adrenoleucodistrofia, contando os detalhes dos efeitos da doença, e como ela afeta um indivíduo. O produto apresenta como a doença é definida como progressiva, genética e hereditária, relatando os detalhes de cada característica no desenvolvimento dessa condição que afeta o funcionamento motor das pessoas. Dentro deste contexto, a história de diversas famílias que tiveram que enfrentar a doença é representada por Lopes.

As histórias demonstram diferentes trajetórias envolvendo a doença: o diagnóstico, os efeitos avançados, a procura por um tratamento/cura e algumas histórias de superação. Todos os relatos providenciam perspectivas diferentes que auxiliam na compreensão dos efeitos da doença e ressaltam a necessidade de se prestar atenção a essa condição rara.

Acesse o webdocumentário de Plínio Lopes a seguir, e conheça mais sobre a adrenoleucodistrofia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS