qui 21 out 2021
HomeUFPREntenda o calendário acadêmico para o próximo semestre

Entenda o calendário acadêmico para o próximo semestre

O segundo semestre letivo começará no dia 26 de agosto indo até 16 de dezembro. Foto: Divulgação

Para a maior parte dos cursos da Universidade Federal do Paraná, o segundo semestre letivo de 2013 vai começar no dia 26 de agosto, segundo o estipulado no calendário acadêmico. As aulas devem ser finalizadas no dia 15 de dezembro, com a realização de exames finais entre os dias 17 e 23 do mesmo mês. As datas podem variar, de acordo com a quantidade de semanas de duração do semestre de cada curso.

O calendário acadêmico de 2013 da UFPR foi planejado pelo Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA) e homologado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) no ano passado.

Na UFPR existem, basicamente, dois calendários: um de 17 e outro de 22 semanas. Não há diferença entre calendários para graduação anual, semestral, educação profissional e tecnológica. O diretor do NAA, Mauro José Belli, explica a distinção. “A diferença se dá na carga horária das disciplinas registrada nas grades dos projetos políticos pedagógicos”, fala. O semestre do curso de medicina, por exemplo, tem 22 semanas letivas.

Alterações no calendário acadêmico para o segundo semestre

O calendário votado em 2012, entretanto, foi regido apenas até a metade do ano, pois ele não deu conta de alguns aspectos administrativos para o segundo semestre. No dia 02, foi votado um novo calendário acadêmico que projeta o restante do ano. “A razão dessa mudança é tão somente para facilitar o seu manuseio. As datas de início e final de período letivo permanecem as mesmas do calendário original”, esclarece o diretor. Sendo assim, as datas alteradas na nova resolução são de caráter administrativo.

O calendário de 17 semanas prevê inicio no dia 26 de agosto e último dia letivo em 16 de dezembro. Com exames finais ocorrendo no período de 17 a 23 de dezembro. Para as disciplinas anuais, os exames finais estão previstos para o período de 13 a 17 de janeiro de 2014.

O calendário de 22 semanas, do curso de Engenharia Mecânica Noturno, prevê o reinício em 02 de setembro e término em 08 de fevereiro de 2014. E, do curso de Medicina, reinício em 02 de setembro e término em 16 de fevereiro de 2014. O curso técnico em Petróleo e Gás também irá utilizar o calendário de 22 semanas, em função da elevada carga horária do curso.

E as aulas no ano da Copa do Mundo?

O calendário acadêmico de 2014 ainda não foi definido. Segundo Belli, tem-se como certo a necessidade de que seja trabalhado com dois calendários. Ainda não se sabe se os dois calendários irão normalizar as datas das aulas (que sofreram alterações devido à greve dos professores e servidores públicos em 2012) ou se, em razão da Copa do Mundo, haverá alguma mudança especial. “Certamente no início do mês de setembro estaremos com o problema em estágio bem avançado”, certifica.

VALE LEMBRAR!

Para o calendário de 17 semanas:

Retorno das aulas – Dia 26/08/2013           

Fim do ano letivo – Dia 16/12/2013

Para o calendário de 22 semanas:

Retorno das aulas – Dia 12/09/2013

Fim do ano letivo – Dia 08/02 (Engenharia Mecânica Noturno) ou 16/02/2014 (Medicina)

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Comentários recentes