qui 28 mar 2024
HomeCidadeColetivo promove debate sobre presença feminina na literatura

Coletivo promove debate sobre presença feminina na literatura

Escola da Política busca incentivar debate público sobre igualdade de gênero desde 2018. Em agosto, tema de discussão foi a atuação de mulheres como escritoras

Em agosto de 2021, o grupo Escola da Política conduziu um debate em Curitiba acerca da participação das mulheres na literatura. O coletivo, criado há três anos, tem como objetivo promover diálogos com especialistas sobre temas atuais, conduzidos sempre por mulheres e sob uma perspectiva feminista.

No evento, a escritora Vanessa C. Rodrigues e a historiadora Jessica Stori lideraram a discussão, delineando um panorama da literatura brasileira escrita por mulheres. As palestrantes ressaltaram o desconhecimento das escritoras no país. Apesar de representarem cerca de 53% dos leitores brasileiros, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), suas obras são menos lidas e discutidas — quando se tratam de escritoras negras, o percentual é menor ainda. Dessa forma, a ideia do evento foi mostrar que há mulheres que escrevem muito bem e têm potencial para tal. 

Uma das autoras apresentada no encontro foi Carolina Maria de Jesus, considerada uma das maiores escritoras negras da literatura brasileira. É autora de Quarto de despejo: diário de uma favelada, que reflete o cotidiano triste e cruel de uma mulher que vive na favela. O livro tem sido incluído nas listas de vestibulares de universidades relevantes, como a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

A jornalista e colunista da revista Ideias Jessica Stori esteve presente na discussão da Escola da Política e discorreu sobre a importância de Carolina para o feminismo negro. “Há alguns anos as estudiosas negras retomam seus escritos e mostram Carolina além das imagens feitas sobre ela pela mídia hegemônica e por alguns críticos da época”, expôs.

Pautas como esta são discutidas por outros grupos feministas, como o movimento Read Women, iniciado pela escritora Joanna Walsh em 2014, o qual ganhou visibilidade no mundo todo. No Brasil, o movimento foi traduzido para Leia Mulheres. O grupo está presente em mais de cem cidades brasileiras e se reúne uma vez por mês para discutir um livro publicado por uma escritora. 

Ana Cristina Gomes da Silva
Estudante de Jornalismo da UFPR.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Ana Cristina Gomes da Silva
Estudante de Jornalismo da UFPR.
Pular para o conteúdo