seg 18 out 2021
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Eventos gastronômicos ganham espaço no cenário curitibano

Curitiba tem se tornado um centro gastronômico ao receber e organizar diversos festivais. Os estilos são variados: vão da Vinada, reunião de diversos carrinhos de cachorro-quente, até o Restaurant Week, que baixa preços de pratos gourmet. Independente do tipo de evento, o objetivo é o mesmo: agradar ao público com opções variadas e preços reduzidos.

O Restaurant Week reúne opções de entrada, prato principal e sobremesa dos estabelecimentos participantes por um preço único. Crédito: Anna Jardanovsky
O Restaurant Week reúne opções de entrada, prato principal e sobremesa dos estabelecimentos participantes por um preço único (Foto: Igridy Digner)

A proposta do Restaurant Week, que foi trazido para Curitiba em 2009, é valorizar os restaurantes locais e oferecer boa gastronomia a preços acessíveis. O combo com entrada, prato principal e sobremesa é servido por um valor único de R$37,90 no almoço e R$49,90 no jantar. Além da repercussão cultural, os organizadores também buscam um impacto social. O cliente pode, além do valor único, acrescentar um real ou mais para ser destinado a instituições de assistência social locais, no caso de Curitiba os valores são destinados ao Hospital Pequeno Príncipe.

Philip Khouri, organizador do Restaurant Week em Curitiba, conta que o festival tem sido um sucesso na cidade. Segundo ele, o curitibano demonstrou uma ótima aceitação e o público participante tem aumentado todos os anos. O Week dessa edição contará com ainda mais pratos desenvolvidos especialmente para o evento. “57 restaurantes, oferecendo um cardápio por um preço fixo, com as várias opções de cardápio, faz do evento o sucesso que ele é. Você até poderia gastar em torno do mesmo valor se fosse nesses restaurantes em um dia normal, mas não teria a experiência completa de entrada, prato principal e sobremesa”, conta Khouri.

Além do Restaurant Week, Curitiba vem sendo tomada nos últimos anos por eventos gastronômicos de várias amplitudes. Desde comidinhas de rua até refeições gourmet, o curitibano tem aproveitado para desfrutar do melhor da culinária local. Segundo Khouri, esses eventos são ações para promover o que Curitiba tem de melhor em sua gastronomia e são também oportunidades para os próprios comerciantes mostrarem seus trabalhos de forma democrática e interessante ao olhos do público. Essas ações acabaram caindo no gosto do curitibano, que viu oportunidades de ter contato com sabores que antes não eram tão acessíveis. “A ideia do Restaurant Week, por exemplo, é democratizar a boa gastronomia. Deixar a boa gastronomia acessível a uma faixa de público que geralmente não teria essa oportunidade”, conta Khouri.

A empresária Jaqueline Sâmara participa do evento desde a sua primeira edição, e afirma ser uma grande fã. Para ela, a ideia de ter um preço único para três pratos é o que faz valer a pena. “É muito barato, não tem o que criticar. Os restaurantes são todos ótimos e o preço é muito bom. Quando o evento está acontecendo, peço direto apenas o cardápio do Restaurant Week”.

O restaurante Cantina do Délio participa do festival desde 2012. O gerente, Murilo Canabrava, alega ser uma experiência que traz bastante retorno financeiro para a casa. “Nos dias de Restarant Week, o movimento quase triplica. É muito bom porque não investimos em publicidade para atrair clientes, mas ser um restaurante integrante do evento chama mais atenção do que qualquer propaganda”.

Na Cantina do Délio, restaurante italiano que participa do Restaurant Week, as massas são a grande atração. Foto: Anna Jardanovsky
Na Cantina do Délio, restaurante italiano que participa do Restaurant Week, as massas são a grande atração (Foto: Ingridy Digner)

Para o administrador e um dos idealizadores do evento Brasil a La Carte, Pedro Colares, Curitiba está aos poucos absorvendo tendências internacionais, seguindo também o caminho de São Paulo. A próxima iniciativa nesse sentido será o Brasil a La Carte Garage, que trará, em parceria com o Brasil Motorcycle Show, uma praça de alimentação formada por Food Trucks. Esses veículos são adaptados para o preparo de pratos diversos. Entre os participantes desse evento estarão, em maioria, food trucks de São Paulo como Los Mendozitos, La Buena, Bio Barista, Rolando Churrinho, entre outros. Outra participação marcante desse evento, que acontecerá entre os dias 21 e 23 de novembro, é a dos Homens Gourmet, quatro chefs do canal Fox Life.

A motivação de Colares é de que a lei que regulariza a presença dos food trucks seja aprovada em pouco tempo e que cubra as exigências de todos os órgãos responsáveis, como vigilância sanitária e corpo de bombeiros. A expectativa é de que esses veículos logo estarão circulando e compondo a cena gastronômica da cidade. “O food truck acaba cobrindo um mix de necessidades. O diferencial é você estar próximo do seu consumidor sem precisar efetivamente ter uma marca fixa”, explica o administrador.

Serviço:

Restaurant Week: Acontece entre os dias 29 de setembro e 12 de outubro, com 57 restaurantes participantes. Mais informações no site  http://restaurantweek.com.br/evento/curitiba .

Brasil a La Carte Garage: Entre os dias 21 e 23 de novembro. Informações no site  http://www.brasilalacarte.com.br/category/food-trucks/

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