sex 26 abr 2024
HomeDestaquesFacas nas Galinhas encanta no Teatro Paiol

Facas nas Galinhas encanta no Teatro Paiol

Em cena, Eloisa Elena e Cláudio Queiroz: cenário da peça é modificado pelos próprios atores. Créditos: divulgação

Subindo pelas escadas em caracol que dão acesso à plateia no Teatro Paiol, o público se depara com uma estrutura circular e com vários objetos dispostos no entorno. Trata-se do espetáculo “Facas nas Galinhas”, que veio ao Festival de Teatro de Curitiba em duas apresentações, nos dias 29 e 30 de março.

O texto do escocês David Harrower foi montado pelo grupo Barracão Cultural em 2012 e continua sendo encenado no Teatro Tucarena, em São Paulo, até o dia 28 de abril deste ano. A peça é dirigida por Francisco Medeiros e conta a história do encontro entre três personagens: um lavrador, sua esposa e o moleiro da vila.

A mulher, interpretada por Eloisa Elena, vive submissa ao marido  (Cláudio Queiroz), que lhe dá pouca atenção e se dedica aos cavalos e à plantação, colocando-os em primeiro plano. As coisas mudam quando ele a manda ir até o moinho, para transformar os grãos colhidos em farinha. O encontro com o moleiro (Thiago Andreuccetti), uma figura temida por toda a vila, acaba por modificar a visão da camponesa sobre o mundo. O moleiro escreve, lê muitos livros e questiona os valores conservadores da vila. A mulher, muito curiosa, se envolve com ele e tal encontro muda os rumos de sua vida.

Ganham destaque, no decorrer da peça, os efeitos sonoros produzidos pelos vários objetos dispostos no cenário. O barulho dos grãos sendo moídos, da água do rio, dos cavalos e dos sinos da igreja local tornam a história mais envolvente e aproximam o espectador. O cenário, em forma de círculo, faz referência ao formato do moinho. Constituído por vários módulos de madeira, ele é modificado pelos próprios atores para se transformar nas casas do casal e do moleiro, no campo e no moinho. “Facas nas Galinhas” se destaca pelas minúcias e pelo texto repleto de poesia.

Serviço

O espetáculo “Facas nas Galinhas” faz sua última apresentação no Festival de Teatro de Curitiba hoje, às 21h, no Teatro Paiol. Em São Paulo, está em cartaz até 28 de abril, no Teatro Tucarena.

Local: Teatro Paiol – Praça Guido Viário, Prado Velho

Data: 30 de março

Horário: 21h

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo