Em Curitiba, a programação Natal dos Pinhais conta este ano com 72 barracas natalinas, 61 na Praça Osório e 11 na Praça Santos Andrade. Os locais reúnem gastronomia, artesanato e decoração típicas, além de opções de presentes para o fim de ano. Mesmo ao ar livre, seguem-se as normas sanitárias como o uso das máscaras e a oferta de álcool em gel.
Doralice de Lima é uma das expositoras na feira da Osório e comenta que as vendas sempre vão bem no Natal. “O pessoal gosta e procura bastante, desde cedo já vão atrás das novidades”, conta a artesã.
As feiras, ou mercado de Natal, são populares e datam da Idade Média, quando foram registradas pela primeira vez. O mercado de dezembro de Viena (1294) surgiu com a proposta de comercializar suprimentos para o inverno. A tradição foi se espalhando pela Áustria, Alemanha, leste da França e da Suíça. Com o movimento aumentando nos mercados e a influência da Reforma Protestante, artesãos, fabricantes de brinquedos e vendedores de doces observaram o potencial de vendas nos mercados natalinos. Ambos, tanto comerciantes como a população, se beneficiaram com o comércio, e é por isso que esta tradição segue até hoje, fazendo parte da programação do Natal dos Pinhais.

Só na Alemanha existem mais de 150 feiras natalinas. A mais antiga do país data do século XV, o Mercado de Natal de Nuremberg, e começa na sexta-feira anterior ao primeiro Domingo de Advento. Em Curitiba, a população pode curtir esta experiência na Praça General Osório e na Santos Andrade.
Uma das opções de presentes da feira são as roupas de boneca feitas por Isabel de Moraes. Ela revela que as mães e avós adoram presentear as crianças com as roupas. Para a artesã, o segredo para chamar a atenção é “inventar moda”, ou seja, explorar vários segmentos do vestuário para as bonecas, desde vestidos de festa até roupas de banho, e caprichar no acabamento. “A Barbie mamãe noel é a que eu vendo melhor”, revela.
Por mais que a feira seja uma opção lucrativa para os expositores, sempre há algo que pode melhorar. “Se nossas barracas viessem com o chapéu (cobertura) inteiro seria muito bom”, conta Doralice, que está há quinze anos na feira. A estrutura é disponibilizada pela prefeitura, que as apresentou como novas em 2021.

Serviço
Feira de Natal na Praça Osório
Segunda a sábado das 10:00 às 21:00, domingos das 14h30 até às 19h30.
Feira de Natal na Santos Andrade
Segunda a sábado das 10h00 até às 20h00, domingos das 12:00 até às 18:30.
É obrigatório o uso da máscara e de álcool em gel, bem como distanciamento social. Não é necessária a apresentação do comprovante de vacina.