qua 30 abr 2025
HomeCulturaHomenagem ao Castelo Rá-Tim-Bum com elenco infantil encanta no Festival de Curitiba

Homenagem ao Castelo Rá-Tim-Bum com elenco infantil encanta no Festival de Curitiba

O primeiro grupo de teatro da cidade de Campo do Tenente, no Paraná, traz o universo nostálgico de Castelo Rá-Tim-Bum para o teatro

O primeiro grupo de teatro da cidade de Campo do Tenente, no Paraná, revive o universo nostálgico da série Castelo Rá-Tim-Bum dentro da mostra Fringe de teatro, parte do Festival de Curitiba. A companhia é composta por atores mirins, de 7 a 14 anos, todos da cidade interiorana. 

O diretor de cultura da Prefeitura de Campo do Tenente, Guilherme Machado, é responsável pela adaptação, direção e produção da peça. Ele explica a escolha do elenco: “Todo trabalho cultural que vamos fazer, começa com crianças, sempre com crianças […] começamos com esse grupo e está dando muito certo.” 

A série, readaptada especialmente para esse espetáculo, foi produzida pela TV Cultura apenas entre os anos de 1994 e 1995, porém, foi reprisada por cerca de 12 anos, marcando diversas gerações. A produção teve o aval da Cultura e dos autores da série. Flavio de Sousa, um dos criadores mandou um recado especial para o grupo de teatro através das suas redes sociais. Confira abaixo: 

Em cinco dias os ingressos esgotaram. Os 30 minutos de peça são suficientes para que o público, infantil ou adulto, entre no universo do Castelo e, no caso dos mais velhos, relembre com carinho dos personagens. O figurino, muito bem elaborado, e o cenário simples, mas fiel, fazem jus ao castelo que já é parte do imaginário brasileiro. 

Essa é uma peça para todas as faixas etárias. No teatro Guilherme Machado, que conta com apenas 18 poltronas, foi possível escutar os pais cantando junto com seus filhos as músicas “Lava uma mão” ou “Meu Pé, Meu Querido Pé”. Guilherme explica que, mesmo a peça sendo selecionada para o festival, teve dificuldades para encontrar um espaço maior para os acolher. “Pensei em vez de uma apresentação com 70 lugares, fazer quatro apresentações que tragam 72 pessoas para a peça.”  

Nessa adaptação, o menino Nino precisa da ajuda de seus fiéis amigos Pedro, Zequinha e Biba para lembrar o que ele tinha de tão importante para fazer naquele dia. A peça conta ainda com os personagens clássicos Etevaldo, Doutor Abobrinha, Tio Victor, Tia Morgana, Celeste, Adelaide, Penelope, porteiro e as fadinhas do lustre do castelo. 

A Julia, atriz mirim que interpreta a Penélope, relata que estava tensa, mas se sentiu realizada quando viu pessoas interessadas pelo trabalho da companhia. Campo do Tenente tem apenas 7.508 habitantes, todos os atores e algumas mães que os acompanham fazem o trajeto de pouco menos de 100km nos dias de apresentação. 

O grupo retorna ao festival de Curitiba novamente nos dias 5 e 6 de abril no teatro Guilherme machado, que fica na rua Brigadeiro Franco, no Batel.  

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo