Por Giovana Gama
A integração temporal implementada na Praça Carlos Gomes passou a conectar três linhas expressas e oito linhas convencionais em um dos pontos mais movimentados do centro de Curitiba. A medida permite que passageiros troquem de ônibus sem pagar nova tarifa por até uma hora (ou 30 minutos no caso de baldeações entre estações-tubo), ampliando as possibilidades de deslocamento entre bairros e região central.
Com a mudança, passam a integrar no local as linhas Ligeirão Boqueirão, Boqueirão–Parador e Pinheirinho/Carlos Gomes, além das linhas convencionais Marechal Hermes/Santa Efigênia, Ahú/Los Angeles, Água Verde, Jardim Social/Batel, Tarumã, Alto Tarumã, Cajuru e Solitude. O objetivo é permitir que os usuários combinem percursos que antes exigiam o deslocamento até um terminal.
Segundo a prefeitura de Curitiba, a novidade beneficiará cerca de 15 mil passageiros diariamente e facilitará a conexão dos seis eixos estruturais do transporte coletivo por meio de algum tipo de integração temporal. A prefeitura afirma que a funcionalidade flexibiliza a rede e aproxima a cidade de um futuro sistema de bilhete único.
Apesar das promessas de melhoria, a mudança gera preocupação entre quem utiliza o transporte diariamente. A estudante Ana Nogueira, que utiliza a linha Ligeirão Boqueirão, reconhece a intenção positiva, mas teme os efeitos no horário de pico. “Acho legal facilitar a baldeação, mas fico pensando naquele tubo completamente lotado às 18 horas, e não acho esse sistema de integração tão intuitivo”, avalia Nogueira.
Para passageiros como a Ana, a novidade pode representar avanço na mobilidade urbana, mas ainda levanta dúvidas sobre a capacidade da estrutura atual de absorver o aumento no fluxo durante as trocas de linha.
Editado por Isabelle Hoffmann.


