Com a chegada do mês de maio, os amantes de cultura pop contam com duas datas comemorativas importantes dentro do universo geek. Na última quinta-feira (04), foi celebrado o Dia de Star Wars e no dia 25 comemora-se o Dia da Toalha – também chamado de Dia do Orgulho Geek. E, para atender a demanda em expansão do mercado de entretenimento, sobretudo nesse período, Curitiba dispõe de diversos espaços voltados para esse público.
Um fenômeno mundial da cultura popular, a franquia Star Wars, criada por George Lucas, é celebrada oficialmente no dia 4 de maio desde 2011. O marco foi escolhido devido à semelhança fonética, na língua inglesa, entre a emblemática expressão jedi “May the Force be with you” (“Que a Força esteja com você”) com “May the 4th (fourth) be with you” (“Que o 4 de maio esteja com você”). Já o Dia da Toalha teve origem para homenagear Douglas Adams, autor da saga literária O Guia do Mochileiro das Galáxias. A expressão foi adotada porque a toalha é considerada uma das coisas mais importantes que um mochileiro pode carregar. Além disso, a data coincide com o lançamento de Star Wars: Uma Nova Esperança (1977), o primeiro filme da saga de Guerra nas Estrelas.
O apelo pelas datas se tornou algo tão grande que é considerado anualmente um dos momentos mais importantes para o mercado geek. Com o cenário pop-tecnológico atraindo público ao redor do planeta, tal segmento é visto como um importante nicho comercial e uma opção de investimento rentável, capaz de abranger variados conjuntos de negócios: desde filmes e jogos eletrônicos, até vestuários, artigos de decoração e turismo.
Popularização da comunidade geek
Antes conhecidos de forma pejorativa como nerds, a variante geek surgiu de modo a deixar para trás o conceito atrelado à “estranheza” e “exclusão”. Na contramão da ultrapassada denominação, o termo serve para identificar um grupo de pessoas interessadas em áreas de ficção científica, fantasia, filmes, quadrinhos, games e outras atividades ligadas ao gênero pop. Para o jornalista e admirador do segmento geek Marcos Soares, de 28 anos, “a cultura geek oferece uma forma de se conectar com outras pessoas, proporcionando um senso de comunidade e identidade”.
Indústria que movimenta bilhões, o mercado geek está fortemente presente na sociedade atual, ditando tendências de consumo e estilo de vida, sobretudo nas mídias. “Essa cultura tem sido cada vez mais popular e influente nos últimos anos, e muitos de seus elementos são agora mainstream, ou seja, fazem parte do que todo mundo vê ao seu redor, seja na hora de consumir algum conteúdo ou comprar algo”, explica Soares. Presente nos mais variados segmentos, tal movimento vem ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional, com cidades como Curitiba sendo uma das propulsoras em fornecer pontos de convivência voltados para esse público, ao disponibilizar programações culturais que englobam desde grandes eventos até encontros simbólicos. O jornalista acompanhou essas programações em diversas cidades paranaenses e revela existirem “grupos/fã-clubes que organizam esses tipos de eventos e encontros”.
“Esse universo mudou a minha vida, desde a área em que atuo profissionalmente até o meu círculo social. Hoje trabalho com audiovisual e também crio conteúdo. Tudo isso por conta de ser um grande admirador de obras primorosas da cultura geek. E, como fã de Star Wars, o apreço por cinema e storytelling me fez gostar da área em que trabalho e querer estar sempre em contato com pessoas que compartilham desse mesmo gosto”
Marcos Vinicius Soares, jornalista e produtor audiovisual
Indústria de entretenimento em ascensão
Com ampla perspectiva lucrativa, o setor geek apresentou um crescimento de 7% no cenário nacional em 2018, somando cerca de R$ 160 milhões, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Tal aumento deve-se ao fato de o público geek estar disposto a gastar 40% a mais do que a média nacional, segundo uma pesquisa realizada pela Rakuten Digital Commerce, em 2019.
Além disso, a significativa expansão da popularidade deste segmento produz atuação direta para impulsionar o mercado. “Esse crescimento tem criado muitas oportunidades para empresas, fãs e criadores de conteúdo. Com muitas empresas investindo em linhas de produtos exclusivas para esse público, ajudando a torná-lo cada vez mais mainstream“, destaca o entrevistado.
Vale ressaltar também que, uma das maneiras mais evidentes de demanda sob influência do setor geek está presente na moda e no mercado de produtos colecionáveis, visto que, a aquisição de roupas e acessórios relacionados a filmes, jogos e quadrinhos se tornou uma prática bastante difundida entre os fãs dessas franquias.
Serviço
Cada vez mais reconhecida pelo status de Capital Geek, Curitiba dispõe de uma gama de destinos e passeios para quem se interessa pelo universo pop. Confira a lista:
Shinobi Spirit
Esse ano, ela ocorre nos dias 6 e 7 de maio, a partir das 12 horas, no Espaço das Torres. Para adquirir ingresso e ter mais informações sobre o evento acesse o site oficial.
Instagram: @shinobispiritoficial
Contato: (41) 98866-9794
Geek Burguer Curitiba
As três unidades da hamburgueria em Curitiba estão localizadas nos bairros: Juvevê (Rua Augusto Stresser, 318); Batel (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 805) e Água Verde (Av. Rep. Argentina, 1469).
Instagram: @geekburguer
Contato: (41) 3093-7774
Gibiteca de Curitiba
O local fica localizado na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 a, Centro Cívico.
Instagram: @gibitecadecuritiba
Contato: (41) 3321-3250
Shinobis – Pop Culture and Food
Situado na Rua Dr. Faivre, 507, Centro, o estabelecimento também oferece opções de delivery.
Instagram: @shinobiscwb
Contato: (41) 98836-9385