Nas redes sociais do skatista curitibano Augusto Akio, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Paris, é possível vê-lo andando de skate na lendária Pista do Gaúcho. Construída em 1974, a pista, que serviu a várias gerações de skatistas em Curitiba, está passando por uma grande revitalização.
No Instagram de Akio, a primeira publicação — que está fixada, inclusive — é um vídeo dele na Pista do Gaúcho, andando de skate e fazendo malabaris. Em outro vídeo, também na pista, Akio comenta: “a pista de skate mais antiga de Curitiba, o Gauchão Velho!”
A pista de skate fica na praça Redentor, ao lado do Cemitério Municipal, no bairro São Francisco em Curitiba. É conhecida como pista do Gaúcho, por causa da Sorveteria Gaúcho, situada ao lado. A sorveteria, fundada em 1955, é mais antiga que a pista de skate, inaugurada quase duas décadas antes.
Nas redes sociais dedicadas a compartilhar a prática do skate na Pista do Gaúcho, é possível encontrar fotos e vídeos antigos, verdadeiras relíquias que demonstram a evolução da modalidade ao longo dos 50 anos de história do local.
A pista de skate passou por uma reforma completa em 2009, quando foi recoberta com granilite. Agora, desde maio deste ano, toda a Praça Redentor e a pista estão sendo novamente revitalizadas. A obra, prevista para ser concluída no final de agosto, deve levar cerca de mais um mês e meio para ser finalizada. A representante da construtora Mauí, responsável pela reforma do entorno da pista, explicou que a revitalização está sendo realizada por duas empresas. “Não tenho informações sobre a reforma da pista, que está sendo feita por outra firma, mas na Praça Redentor, além da renovação de bancos e floreiras, todo o calçamento de petit-pavê foi substituído por piso de placa cimentícia e concreto, promovendo maior acessibilidade e inclusão.”
Com informações da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – que é responsável pela execução da obra, o piso da pista de skate foi trocado por concreto polido sem alteração do traçado original, a reforma também contou com a instalação de um sistema de segurança com guarda-corpo para evitar acidentes.