qui 25 abr 2024
HomeNotas comunicaçãoMinistério da Educação lança o programa "Idioma Sem Fronteiras"

Ministério da Educação lança o programa “Idioma Sem Fronteiras”

Com influência do Ciência Sem Fronteiras, o programa busca estimular a proficiência de universitários e professores em outros idiomas. Serão sete opções (inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, japonês e mandarim) e a proposta é oferecer aulas presenciais e online, além de bolsas no exterior.

As universidades participantes receberão um núcleo de línguas, que será responsável pelo gerenciamento do programa e parcerias. Os cursos serão gratuitos e os estudantes só precisarão pagar pelo material didático. A divulgação feita pelo Diário Oficial da União elevou os ânimos de uma parcela universitária que reivindicava mais investimentos. No entanto, ainda existem restrições.

As bolsas oferecidas pelo Idioma Sem Fronteiras são exclusivas aos alunos matriculados no curso de licenciatura em Letras dos respectivos idiomas oferecidos. A ideia é que os estudantes possam adquirir proficiência na língua que estudam e que ao mesmo tempo possam difundir a cultura brasileira no exterior, através de aulas de português a estrangeiros.