sex 07 out 2022
HomeDestaquesNascidos Para a Vida Pública: livro conta história de moradores da Casa...

Nascidos Para a Vida Pública: livro conta história de moradores da Casa do Estudante Universitário

Por meio de nove perfis, a autora explora o impacto que o local, que já foi palco da resistência estudantil e de movimentos artísticos, teve na vida de inúmeros curitibanos

Na última quinta-feira, 16, a Universidade Federal do Paraná completou 109 anos de existência. Em 2020, a UFPR teve mais de 32 mil alunos em seus então 136 cursos de graduação, além de sete mil estudantes da pós-graduação. Muitos destes estudantes que formam a universidade vêm de outras cidades em busca do diploma, e quando chegam aqui, começam uma vida longe da família e dos amigos. 

Nesse momento novo, é nas casas do estudante que, muitas vezes, os recém chegados universitários encontram apoio e amparo. Pouco mais de 3 décadas mais nova que a UFPR, a Casa do Estudante Universitário (CEU) é, desde 1948, lar de muitos estudantes da Universidade Federal do Paraná e de outras instituições localizadas na capital do estado. 

A CEU, como é apelidada carinhosamente por seus moradores, foi idealizada pelos integrantes da União Parananense do Estudante (Upe) e com a ajuda do governador do estado Moysés Lupion e da primeira dama Hermínia Lupion, foi inaugurada no dia 11 de agosto de 1948, dia do estudante. De lá para cá, muitos rostos fizeram parte do dia a dia efervescente da casa. O livro Nascidos Para a Vida Pública, da jornalista Cláudia Santos, conta a história da CEU e de seus moradores, trajetórias que como está escrito no prefácio da obra, não devem se confundir, já que a história da Casa é parte da vida de seus moradores e da realização de seus sonhos. 

O livro traz as histórias de nove antigos moradores que passaram pela CEU no início da existência da casa contadas em formato de perfis biográficos. Nascidos Para a Vida Pública foi produto do Trabalho de Conclusão de Curso da jornalista, com orientação da professora Myrian Del Vecchio e pode ser conferido neste link.

NOTÍCIAS RELACIONADAS