sáb 16 out 2021
HomeDestaquesNova revista da UFPR incentiva produção de pesquisas científicas

Nova revista da UFPR incentiva produção de pesquisas científicas

No início deste mês foi lançada a Revista Médica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) , dentro do Setor de Ciências da Saúde, no Hospital de Clínicas. O veículo é uma forma de estímulo à produção de pesquisas e artigos científicos dentro do curso de graduação de Medicina da Universidade.

A iniciativa surgiu do diretor do departamento de clínica médica do Hospital de Clínicas, Dr. Miguel Abboud, e do professor Dr. Maurício de Carvalho, que sentiram falta de um veículo para divulgar a produção científica do departamento. A diretora do Setor de Ciências da Saúde, Claudete Reggiani, elogiou. “Não podemos ser apenas repassadores de ideia, mas criadores, e é o que estamos fazendo aqui hoje”.

 

O lançamento da Revista Médica contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, dentre alunos, residentes e professores (Foto: Fernanda Tieme Iwaya)

 

As expectativas

O objetivo é divulgar o conhecimento na área das ciências médicas e da saúde, reconhecer o nome do Hospital de Clínicas como produtor de material científico e treinar os alunos para essas produções.

Colaborador, o diretor Miguel Abboud aponta que muitos trabalhos maravilhosos realizados na universidade são publicados em lugares desconhecidos e que não garantem o reconhecimento nem da própria instituição. A revista pretende mudar isso. “Sempre pensamos em publicar as pesquisas em outros veículos, mas agora nós vamos ter a oportunidade de divulgar aqui”, explica Abboud.

Segundo o editor chefe, Maurício de Carvalho, há três fases que se espera que a revista alcance: a de escoar a produção do departamento de clínica médica, a de ter reconhecimento nacional e, a maior expectativa, a de ter repercussão internacional. Os artigos publicados não serão exclusivamente de alunos, professores e residentes da UFPR. Haverá prioridade nesse início, mas a ambição é mais tarde poder receber trabalhos de outras instituições também, explica o editor.

Os alunos estão confiantes e acreditam que a iniciativa alcançará seus objetivos. “A revista tem tudo para crescer e nos incentivar a produzir bons trabalhos, pesquisar e fazer ciência”, comenta a estudante do 12º período Tatiane Elen de Souza, 26. A estudante do 9º período Gabriela Schelle acredita que a produção de pesquisa da Universidade ainda é fraca, mas com o apoio da revista, isso tende a melhorar.

O vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, também prestigiou o lançamento da Revista Médica. Para ele, uma vez que trabalhos sejam publicados num veículo interno as chances de repercutir para veículos de maior impacto são maiores. “A escola está madura para criar um projeto desse porte, que além do público interno, vai alcançar o externo também”, comenta.

 

A produção

A revista é gratuita e para ter periodicidade pretende-se que a publicação seja trimestral, o que garantirá quatro edições anuais. Mesmo financiada pelo Hospital de Clínicas, o custo da produção impede que todas as edições sejam impressas, assim, a revista também será eletrônica, hospedada no site do hospital. A divulgação prioritária será por meio eletrônico, e sua distribuição em hospitais e universidades. A equipe é formada por mais dois editores e um corpo editorial de aproximadamente 30 pessoas, escolhidas dentro do departamento de clínica médica, que ajudarão na revisão dos artigos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Comentários recentes