qui 28 mar 2024
HomeDestaquesOca Universitária: saiba sobre os povos indígenas do Brasil

Oca Universitária: saiba sobre os povos indígenas do Brasil

"Ser indigena é ser guerreira porque onde você vai, você tem que se defender ou do preconceito ou de um sistema"

O podcast Oca Universitária tem como seu primeiro tema: Identidade. Apresentado pelo estudante de jornalismo Robson Delgado, o episódio é recheado de informações sobre os povos indígenas do Brasil.

Com a presença da estudante de direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Camila Amajunepa e da graduanda de ciências sociais, Camila Santos, a conversa se volta para o pertencimento e a resistência cultural dos povos indígenas.

“Ser indigena é você nascer conectada com a forma mais pura com a natureza e por consequência, resistir ao lado dela. Ser indigena é ser guerreira porque onde você vai, você tem que se defender ou do preconceito ou de um sistema”, diz Camila Amajunepa.

Robson ainda fala sobre como funciona o processo de identificação e pertencimento ao povo indigena e como isso pode variar de pessoa para pessoa como qualquer outra cultura.

“Uns nascem com o reconhecimento maior sobre a sua cultura e modo de vida assim como pela sua raça, outros podem levar um tempo para adaptação ou reencontro com a cultura por interferência de outras pessoas. O medo do preconceito e do julgamento podem fazer com que as pessoas esqueçam quem elas são”, diz o apresentador.

O episódio também vai abordar sobre a miscigenação dos povos e a invisibilidade da história indigena.

As informações e reflexões são muitas! Venha conferir essa importante conversa no link abaixo.

Mônica Ferreira
Estudante de Jornalismo da UFPR.