sex 29 mar 2024
HomeOpinião“Olho por olho, dente por dente”

“Olho por olho, dente por dente”

Operações como as que mataram Matemático ou condenaram os irmãos Tsarnaev antes da hora revelam práticas tão condenáveis e cruéis quanto as do próprio crime
Foto:Reprodução

A violência bate à porta de cidadãos comuns todos os dias, seja com atentados terroristas ou balas perdidas. Com ela, crescem o isolamento e o medo, atrás de grades, câmeras de monitoramento, vidros escuros e cercas elétricas. Violência absurda: crimes brutais, assassinatos sem motivo aparente, morte de pessoas inocentes em covardes ataques terroristas.

Exemplos não faltam. O mais recente, exaustivamente explorado nos meios de comunicação, ocorreu em Boston, nos EUA. Três mortos, mais de 260 feridos. Entre os que não resistiram ao ataque, Martin Richard, de 8 anos.
Violência covarde, que indigna e faz duvidar da humanidade de quem a produziu. A crueldade, entretanto, partiu de gente de carne e osso, com cérebro e frieza para planejar o atentado. Segundo a polícia americana, dois irmãos: Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev, imigrantes chechenos de 26 e 19 anos.
E, de toda a sociedade, também de carne e osso, partiu a “caçada”. O fato é que, perversos ou não, os dois irmãos foram condenados sem a certeza da culpa. O mais velho, Tamerlan, foi morto enquanto suspeito. Seu irmão foi baleado enquanto se escondia em uma lancha, no quintal de um morador de Watertown, nos arredores de Boston. O que se lamentou, contudo, não foi a resposta violenta à violência sem sentido, mas a perda do barco de Dave Henneberry, relíquia dos anos 1980, inutilizado após o confronto.

O que impera, em Boston e em tantos outros casos, é a cultura do “olho por olho, dente por dente”, instituída na Mesopotâmia há séculos e, mesmo com leis e progresso tecnológico, ainda não superada. A lógica é simples: matou, deve morrer. Ela está presente não só nos EUA e, infelizmente, muito mais vezes do que nos damos conta.

Outro caso recente veio a público no Brasil há poucas semanas. A execução de Márcio José Sabino Pereira, o Matemático, causou polêmica e críticas à polícia – ao contrário da conduta adotada em Boston, aplaudida durante a cobertura midiática maçante, especialmente na TV.
Imagens de 11 de maio de 2012, feitas pelo helicóptero da Polícia Civil utilizado na operação, revelam o fuzilamento de um carro na favela da Coreia, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O risco de balear inocentes não foi levado em conta. O traficante, por sua vez, pagou com a morte pelos diversos crimes que cometeu, entre eles homicídios.

Operações como esta ignoram as condições que produziram Matemático, e que continuam produzindo outros semelhantes a ele Brasil afora. Ele mesmo já havia sido preso. Com o benefício do regime semi-aberto, em 2009 saiu para trabalhar e nunca mais voltou. Matemático foi executado sem direito a pagar por seus crimes, como manda a lei brasileira, e ingênuo é quem pensa que suas práticas morreram com ele. Rei morto, rei posto. Marcelo Santos das Dores, conhecido como Menor P, logo assumiu a chefia do tráfico na região. E, se tiver o mesmo fim, de imediato outro tomará seu lugar. É a lógica do tráfico.

Desconsiderando o sistema que o crime instituiu, na ausência do Estado, para combatê-lo a opção escolhida é usar das mesmas práticas, da mesma crueldade. A atitude não resolve o problema, perpetuando, apenas, um ciclo que perdura por décadas. Ao invés de pensar por que terroristas e traficantes parecem cada vez mais numerosos, responde-se com violência semelhante, de forma tão cruel quanto a atitude do bandido. O que vale, afinal, é a aparência de vitória contra questões que vão muito além de Matemático, ou de Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev. São feridas persistentes na sociedade, que, certamente, não se curarão enquanto o já ultrapassado método mesopotâmico do “matou, morreu” continuar lei.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo