dom 28 abr 2024
HomeCidadeOnda de calor em Curitiba é tema abordado na Feira MUS

Onda de calor em Curitiba é tema abordado na Feira MUS

As mudanças climáticas foram alvo de discussão em roda de conversa no segundo dia de evento

Por Milena Hable e Larissa Neumann

Curitiba registrou a maior temperatura do ano nesta sexta-feira (22). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura chegou a 32,4ºC na capital paranaense. Frente às ondas de calor que vem acontecendo em todo país, a Feira de Mobilidade Urbana Sustentável (MUS) trouxe rodas de conversa sobre mudanças climáticas e mobilidade sustentável.

A primeira atividade contou com a apresentação e ministração do Grupo de Estudo em Transporte (GET), da Universidade Federal do Paraná. A participante e representante do grupo na feira, Kamille Wairich de Paula, fala um pouco sobre a ação dentro do MUS. “Esse é o projeto sustentabilidade, de dentro do GET, ele analisa e estuda métodos e soluções de transporte sustentáveis. No momento estamos na fase inicial, apenas comparando modelos, transportes e sua eficiência”.

Roda de conversa “Projeto Sustentabilidade: Soluções urbanas para a mobilidade”. (Créditos: Milena Hable)

No segundo momento de interação, os participantes foram convidados a ouvir e discutir as causas e efeitos das mudanças climáticas. Ministrada pela advogada e ativista da Rede Curitiba Climática (RCC), Carolina Efing, a roda de conversa iniciou com a apresentação de dados sobre emissão de Gases de Efeito Estufa e instigou os participantes a buscar formas de ação coletivas e individuais.

“São cinco passos para se construir um hábito. O primeiro é uma pré-contemplação, é o que estamos fazendo aqui, gerando um cenário de pensamento sobre o assunto. O segundo é a contemplação em si, se permitir participar da feira. A terceira fase é o vencimento da desconfiança, é andar de bicicleta pela primeira vez, seguindo para o quarto passo, que é andar com mais frequência, vivenciando as dificuldades e oportunidades. A última fase é a manutenção da prática, é manter esse hábito vivo”, fala Carolina, sobre como podemos transformar pequenas ações individuais em hábitos que fazem a diferença.

Durante a roda de conversa, os participantes discutiram não apenas os impactos das ondas de calor, mas também as causas. Foi destacada a ligação entre o aumento das temperaturas globais devido à emissão de gases de efeito estufa e a intensificação das ondas de calor.

Os grupos de discussão também abordaram estratégias de adaptação para enfrentar esses eventos extremos, incluindo a importância de desenvolver planos de resposta a emergências eficaz.

Confira a reportagem sonora sobre o evento:

Editado por Jessica de Holanda.

Milena Hable
Estudante de jornalismo da UFPR