qui 28 mar 2024
HomeCopa 2022Politização da camisa da seleção brasileira inspira a busca por outras cores...

Politização da camisa da seleção brasileira inspira a busca por outras cores na hora de torcer

Após vitória de Lula, interesse pela camisa cresce aos poucos e a esperança dos torcedores é retomar o sentido original da peça

Os fãs da seleção brasileira enfrentam um dilema na Copa do Mundo 2022: usar ou não a camisa amarela para torcer durante a competição? Uniforme clássico da torcida do Brasil, a camiseta verde e amarela ganhou um novo significado desde que foi adotada pelos eleitores do presidente Jair Bolsonaro, em particular durante as eleições presidenciais de 2022.

Os torcedores que preferem não se associar ao grupo optam por outras cores. A versão em azul, por exemplo, já é sucesso de vendas. O estudante de Comunicação da Universidade Federal do Paraná, Matheus Natário, decidiu comprar essa versão, e não foi apenas pela beleza.

“A amarela a gente sabe que é meio complicada de usar, porque a camisa está muito politizada”

, disse Natário.

No entanto, após a vitória de Lula no segundo turno, o interesse pela amarelinha sobe aos poucos. A campanha de despolitização da camisa busca levantar a esperança dos torcedores e recuperar o sentido da peça, um dos maiores símbolos do futebol brasileiro.
Confira mais detalhes na reportagem dos estudantes Allan Alexandre Carneiro, Fernanda Martins de Miranda e Francisco Camolezi. A matéria foi produzida para a disciplina de Laboratório de Radiojornalismo I, em 2022, com orientação da professora Rosângela Stringari.

#FocaNaCopa

A equipe do Jornal Comunicação, em conjunto com os professores de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná, estão produzindo a iniciativa #FocaNaCopa, mesmo que a quase 12 mil quilômetros de distância da sede do evento. A Copa do Mundo reúne países de todos os continentes e é, sem dúvidas, o evento mais assistido durante sua veiculação. A cobertura envolverá reportagens para diferentes mídias, como rádio e televisão. Acompanhe a história e o impacto, social, político e econômico da Copa do Mundo, maior competição esportiva do globo, nas redes sociais e no portal do Jornal Comunicação.

Rafaela Moura
Estudante de Jornalismo da UFPR.