sex 29 mar 2024
HomeAmbiente & SustentabilidadeProjeto de extensão aposta na conscientização ambiental em escolas municipais

Projeto de extensão aposta na conscientização ambiental em escolas municipais

O Projeto Meio Ambiente (PMA), projeto de extensão ligado ao Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Química da UFPR, oferece aulas de educação ambiental nas escolas municipais de Curitiba. Com o objetivo de sensibilizar os alunos quanto às questões ambientais, trabalham reciclagem, descarte e manuseio correto do lixo através de teatros, jogos interativos, painéis, fantoches, oficinas e outras atividades desde 2008.

O projeto já alcançou cerca de 180 crianças entre 7 e 10 anos e, em consequência dos bons resultados, foram incentivados a expandir as aulas interativas para o público jovem em 2011 e 40 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental já participaram da iniciativa. Nas aulas, que são ministradas em uma escola por semestre, os alunos passam por grupos de diferentes temas, aprendendo sobre resíduos recicláveis e orgânicos. Participam do PMA professores, bolsistas do PET e voluntários, a maioria estudantes de graduação de Engenharia Civil.

Para um dos organizadores do PMA, Luan Fetter, além de ser benéfico para sua formação acadêmica, participar do projeto lhe proporciona momentos descontraídos e a consciência de que fez algo de bom pela comunidade. “Ensinar em escolas públicas de maneira descontraída sobre reciclagem e sustentabilidade é uma proposta diferente, por isso comecei a participar”, declara Fetter, aluno de Engenharia Química.

Crianças aprendem sobre reciclagem, sustentabilidade e meio ambiente através de teatro, jogos, oficinas e outras atividades que vão além da sala de aula. (Foto: Divulgação)
Crianças aprendem sobre reciclagem, sustentabilidade e meio ambiente através de teatro, jogos, oficinas e outras atividades que vão além da sala de aula (Foto: Divulgação)

Comunidade Escola

Em 2010, o Projeto Meio Ambiente passou a ter parceria com o programa Comunidade Escola, da Prefeitura Municipal de Curitiba, que permite às escolas da Rede Municipal de Ensino permanecerem abertas à comunidade em horários de contra turno e nos finais de semana.

A professora Raquel Boeira, ex-coordenadora do programa Comunidade Escola regional Cajuru que intermediava as ações do PMA com as escolas municipais, acredita que o projeto tem obtido sucesso. “A proposta atende totalmente a expectativa de nossas comunidades, traz discussões e conhecimentos de modo divertido, objetivo, descontraído e atrativo”, afirma. Para Raquel, a educação ambiental é um conteúdo importante e os alunos tornam-se disseminadores das informações dentro da família e da comunidade.

De acordo com Fetter, o PMA ainda não voltou às atividades neste semestre. O projeto está em fase de organização junto ao programa Comunidade Escola e deve começar as aulas no início de junho.

Obrigatoriedade

No ano passado, a Educação Ambiental passou a ser obrigatória nos planos pedagógicos no Paraná, desde o ensino básico ao superior. A medida, assinada pelo governador Beto Richa em 23 de janeiro de 2014, é determinada pelo decreto 9958/2014 e demonstra a importância de investir em consciência ambiental nas escolas.