ter 23 abr 2024
HomeDestaquesProjeto de lei de Cunha quer exigir queixa na polícia antes de...

Projeto de lei de Cunha quer exigir queixa na polícia antes de atendimento de mulheres vítimas de violência sexual

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, lançou, no mês passado, um projeto de lei que restringe o atendimento a vítimas de violência sexual no Sistema Único de Saúde, o SUS. De acordo com o novo texto, as mulheres teriam a obrigação de prestar queixa da polícia antes de receber atendimento, e a concessão de medicamentos atualmente obrigatórios, como coquetéis anti-AIDS e pílula do dia seguinte não seria mais realizada. O Projeto propõe também o fim da prerrogativa de aborto por parte da mulher em casos de estupro.

Direito de não se expor

Para Xênia Mello, formada em Direito pela UFPR, esse projeto de lei é um retrocesso, quando se considera que a vítima sempre tem o direito de não fazer o Boletim de Ocorrência: “é direito da vítima não querer denunciar, em razão de que uma ação penal pode lhe trazer muito mais sofrimento. Ela pode reviver a violência”, explica. “Se entende, no Direito, que os casos de violência sexual trazem à tona questões de muita intimidade, por isso a mulher tem o direito de não prestar queixa. Também devemos considerar que as delegacias não têm capacitação e sensibilidade pra entender as mulheres vítimas de violência”, completa.

Além da exposição da mulher, Xênia enfatiza os ricos da não medicação e cuidado para com as mulheres: “o mais grave desse projeto é que ele limita o acesso aos medicamentos antirretrovirais, que são muito importantes para evitar DSTs, como a AIDS. O Projeto é extremante violento em relação às mulheres”, destaca a advogada.

Os atendimentos atualmente

Para a enfermeira Rosane Ferreira o Projeto seria um equívoco, “os profissionais de saúde não estimulam a realização de abortos, apenas orientam vítimas de violência, como estupros, de seus direitos legais”. Atualmente, mulheres e adolescentes vítimas de violência sexual são atendidas em instituições hospitalares onde são examinada e submeidas a exames laboratoriais. Então, recebem os medicamentos necessários para prevenir doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS e uma possível gravidez indesejada.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) cedeu à pressão e tirou o Projeto de pauta, mas ele volta a ser discutido nessa semana Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) cedeu à pressão e tirou o Projeto de pauta, mas ele volta a ser discutido nessa semana
(Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados)

A posição do Projeto

O texto do Projeto de lei enfatiza que isso seria um mecanismo que refrearia a prática de aborto, que, segundo o PL, é estimulada pelo Poder Público em alguns casos. Por exemplo, atualmente o aborto em casos de estupro é legalizado, ou seja, se a mulher afirma ter sido violentada, ela é totalmente amparada pela lei e o Estado para fazer o aborto.

O Jornal Comunicação tentou entrar em contato com a liderança do PMDB em busca de uma declaração sobre o projeto, mas o partido se absteve de comentários.

 

Leia Mais:

Presidencialismo de coalização favorece cenário de tensões na arena política

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo